Desde o início, o curso de Bacharelado em Gravura caracterizou-se por ser o único especificamente voltado à gravura em nível superior (bacharelado) no país. Sua finalidade foi, desde sua formação, fornecer, a partir dos procedimentos tradicionais de reprodução de imagens, o instrumental para o desenvolvimento de uma pesquisa artística autoral.
Hoje, o curso de Artes Visuais - Gravura tem, assim, por finalidade formar profissionais com experiência especializada nas técnicas tradicionais de impressão de imagens e em procedimentos híbridos e digitais de produção imagética; profissionais com competência técnica, conceitual e artística para inserirem-se em diversas áreas das artes visuais, atuando na produção e na difusão de bens culturais materiais portadores de valor artístico e cultural.
Em 2019 o curso passou por uma Reforma Curricular, elaborada pelos professores Marcos Varela e Pedro Sánchez, tendo considerado, como orientação geral, a flexibilização do currículo, com o intuito de permitir uma maior personalização da formação, levando em consideração as diferentes habilidades, interesses e trajetórias dos estudantes. Ao oferecer uma gama mais ampla de disciplinas eletivas, os alunos têm a oportunidade de explorar áreas mais ou menos específicas das artes visuais que mais lhes interessam, seja técnica, conceitual ou histórica, contribuindo para um aprendizado mais significativo e motivador. A Reforma envolveu a atualização das disciplinas obrigatórias existentes, a criação de novas disciplinas, assim como a redistribuição das cargas horárias, a mudança de pré-requisitos e obrigatoriedade de disciplinas existentes e esteve fundamentada na necessidade de contemplar o amplo espectro de procedimentos que compõem o cenário da arte contemporânea e das artes visuais.