O curso de Artes Visuais - Gravura conta com os seguintes Projetos de Extensão:
Ação de extensão Quinzena de Gravura
Coordenador: Pedro Sánchez Cardoso
A Quinzena de Gravura é uma mostra idealizada e organizada pelos discentes do curso de Artes Visuais- Gravura da Escola de Belas Artes da UFRJ que, com o apoio do corpo docente, visa divulgar e expor a produção realizada nos ateliês e laboratórios do curso, assim como estabelecer diálogos com estudantes externos e a sociedade em geral. Realizada em um formato de feira, a Quinzena de Gravura apresenta obras impressas produzidas em xilogravura, gravura em metal, serigrafia e litografia, além de outros tipos de objetos, como sketchbooks, camisetas, adesivos, publicações, etc. É uma ação que envolve palestras, mesas-redondas e visitas a ateliês e realização de oficinas, além da mostra em si.
Funcionando há anos de maneira informal- tendo sua primeira edição na década de 1980 tornou-se um acontecimento tradicionalmente conhecido na Escola de Belas Artes e uma experiência fundamental para o discente do curso de Artes Visuais- Gravura. A participação como expositor na Quinzena de Gravura é aberta a qualquer estudante interno e/ou externo à UFRJ.
A ação visa apresentar à sociedade em geral, para além da comunidade universitária, essa forma de expressão e prática cultural que chamamos de Gravura, sua história, suas variadas modalidades, suas aplicações e utilidades.
Objetivos:
Oferecer aos estudantes a possibilidade de colocar em prática e multiplicar saberes adquiridos, discutindo-os e testando-os junto ao público alvo;
Divulgar a história, os processos e as técnicas de gravura para os membros da comunidade universitária, bem como da sociedade em geral;
Viabilizar a troca de conhecimentos através de palestras, mesas-redondas e debates com convidados externos, onde são compartilhadas as experiências extrapolam os saberes universitários, envolvendo o conhecimento técnico e teórico construído na prática e no mercado;
Possibilitar aos estudantes a divulgação de sua produção autoral;
Abrir aos estudantes e professores a chance de colocar em questão o conhecimento produzido intra-muros, expandindo-o e enriquecendo-o;
Colaborar para o enriquecimento da experiência discente, não apenas ampliando o universo de referência do estudante, como também colocando-o em contato com questões importantes para a sua formação-cidadã.
Como se relaciona como outras áreas do conhecimento?
Pelo fato de ser protagonizada pelos discentes- o que traz impacto direto em sua formação cidadã e acadêmica, possibilitar uma interação dialógica entre a Universidade e a sociedade emgeral, promover a interdisciplinaridade entre áreas diversas (design, produção cultural, artes visuais, desenho industrial, pintura, desenho, gravura), acreditamos que o evento reúne as características essenciais das diretrizes da extensão universitária.
Impacto Social
A Quinzena de Gravura cumpre uma dupla função. Como mostra da produção artística e cultural e evento cultural idealizado e organizado com estudantes, cumpre uma função de aproximar o público de questões relativas à poética artística e ao processo criativo envolvidos na elaboração das obras expostas ali. Desta forma, tem um potencial de despertar o interesse para futuros estudantes e praticantes de arte e da gravura especificamente
Como a ação promove o diálogo e a troca de saberes da Universidade com o público atendido (interação dialógica)?
A Quinzena de Gravura busca encaminhar o conhecimento e produção desenvolvidos no âmbito acadêmico para fora do espaço do curso e do próprio ambiente acadêmico, estabelecendo uma relação de troca com a comunidade universitária como um todo e com a sociedade em geral, não apenas no que diz respeito a divulgar e apresentar o que é discutido e produzido internamente, mas, sobretudo, procurando receber e absorver o feedback externo, buscando assim realizar a desejada troca de saberes entre a Universidade e a sociedade que a mantém.
Como a ação estabelece a relação entre o ensino, a extensão e a pesquisa (indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão)?
Na realização da Quinzena, os estudantes expõem ao público os trabalhos autorais desenvolvidos ao longo de sua formação acadêmica (nas disciplinas e laboratórios do curso). Durante o evento, o público tem a oportunidade de conhecer essa produção e as questões discutidas no âmbito acadêmico e, nessa troca, são fomentadas novas discussões acerca do ensino e da pesquisa. Impacto na formação do estudante A manutenção dessa atividade como um Evento de Extensão tem como objetivo potencializá-la, atendendo, assim, à demanda de engajamento político e social desta instituição e concorrendo para a formação cidadã do estudante.
ALAcer no Acervo de Iconografia do Itamaraty
Coordenação Prof. Patrícia Pedrosa e Prof. Dalila Santos.
A atividade extensionista desenvolvida no acervo iconológico do Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty diz respeito à pesquisa, identificação e catalogação das obras. A ficha catalográfica contém a imagem digitalizada atendendo à demanda de disponibilizar o acervo à pesquisa, interna ou externa, sem necessidade de acesso ao original, contribuindo para sua segurança e preservação. O projeto inclui ainda, treinamento especializado para a equipe de bibliotecários sobre os fundamentos da gravura, capacitando-os a lidar com o acervo com mais propriedade.