A tecnologia no mundo atual está presente rotineiramente na vida das pessoas, e não seria diferente com as crianças que, desde cedo, se deparam com os recursos disponíveis sendo capazes de explorar e executar muitas tarefas em computadores, celulares, câmeras, tablets e afins. Sendo assim, com um olhar voltado à educação escolhemos fazer uso desses conhecimentos e interesses para desenvolver aulas mais dinâmicas e significativas
O TEDI (Laboratório de Tecnologias Digitais) atua e apresenta estas ideias buscando trazer para os alunos, projetos de criação utilizando os mais diversos recursos digitais através de aplicativos de autoria e de outras ferramentas tecnológicas, bem como valoriza o seu fazer criativo durante as aulas.
PROJETOS - "EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL"
O presente projeto foi criado para unir os objetivos da aula (recursos tecnológicos) com temas de extrema importância nos dias atuais, visando estimular, desde pequenos, a consciência ambiental e alertar sobre as consequências de um desequilíbrio ecológico causado pelo descuido do ser humano.
Para iniciar o projeto, realizamos uma rápida explicação sobre o conteúdo a partir do livro digital e, em seguida, para dinamizar a aula e possibilitar uma reflexão vinda dos alunos, dividimos a sala em dois grandes grupos, nos quais um recebia cartões com imagens de uma situação ambiental (podendo ser boa ou não) e outro uma carta com duas perguntas (frente e verso). Cada aluno precisou buscar uma dupla com cartão diferente ao do seu grupo e, assim, realizavam os questionamentos do cartão de um e respondiam acerca da imagem do cartão do outro.
Discussões de grande valor surgiram ao longo da dinâmica, possibilitando um início de conscientização das atitudes humanas na natureza.
A aula seguinte foi dedicada à Pesquisa de Imagens na Internet. Dessa forma, iniciamos com uma rápida explicação sobre os cuidados que se deve ter com a pesquisa em rede, bem como dicas de como dar um melhor foco para o que nos interessa.
A seguir, a sala foi dividida em quatro equipes que receberam as seguintes palavras-chave para procurarem no site de busca da Google a partir do aplicativo SAFARI: NATUREZA EM EQUILÍBRIO / MEIO AMBIENTE / DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL / DESASTRES AMBIENTAIS.
Após selecionarem e salvarem três imagens no iPad, fizeram o upload para o GOOGLE DRIVE na pasta da sala.
As duas aulas que se seguiram foram dedicadas à criação de apresentações, bem como ao conhecimento de dicas para cuidar do meio ambiente. Para isso, foram propostas aulas com Estações, sendo quatro atividades diferentes para percorrerem ao longo desse período de aulas:
ESTAÇÃO DIRECIONADA – No aplicativo KEYNOTE, inserir duas das três imagens salvas na aula anterior e digitar, em duplas, uma opinião sobre como o ambiente chegou até aquele resultado. Dessas duas imagens, uma será selecionada para o vídeo final.
ESTAÇÃO COLABORATIVA – Em um “milkshake de ideias” as crianças, em um primeiro momento individual, tiveram que pensar no significado de uma das expressões: 1. Natureza em Equilíbrio ou 2. Desequilíbrio Ambiental e escrever no Post-it sua opinião para, em seguida, em grupo, chegarem a uma ideia final e criarem um desenho coletivo no aplicativo SKETCHES SCHOOL.
ESTAÇÃO INDEPENDENTE – Nesta estação, os alunos tiveram a oportunidade de assistir de forma individual a vídeos sobre cuidados com o meio ambiente acessados na pasta do GOOGLE DRIVE no iPad, seguindo instruções indicadas na folha de atividades do GOOGLE DOCUMENTOS do Chromebook e anotar o que podemos fazer para manter a natureza em equilíbrio.
ESTAÇÃO DE JOGO – No aplicativo TOCA NATURE, as duplas tiveram que montar um ambiente em equilíbrio para manter o seu “planeta” em funcionamento.
Ao final das duas aulas, foram reunidas as informações das atividades e produzido um material em formato de apresentação de slides a partir do aplicativo KEYNOTE e, em seguida, exportado para vídeo para a apreciação de todos em nosso site.
“EU E O OUTRO: VALOR E RESPEITO ÀS SEMELHANÇAS E ÀS DIFERENÇAS”
O presente projeto surgiu da necessidade de um diálogo mais reflexivo, com as turmas dos quartos anos, a respeito da valorização de si e posterior valorização do próximo. Dessa forma, uniram-se as disciplinas TEDI e TECA, bem como as atividades em sala de aula, a partir do uso de ferramentas tecnológicas e dinâmicas, para resgatar os valores que muitas vezes são minimizados dentro da nossa sociedade.
Para iniciar as discussões acerca do tema, os alunos assistiram ao curta “Boudin´” da Pixar, através do qual pudemos retomar assuntos como respeito às diferenças, amizade, ajuda e reconhecimento de nossas qualidades.
Após a reflexão, como atividade da aula, no aplicativo PAGES, os alunos receberam individualmente um Mapa de Empatia já estruturado com perguntas a serem preenchidas como forma a pensar um pouco em si, suas características e interesses, bem como buscar colocar-se no lugar do outro para ter a visão de si na perspectiva do outro. O nome dos alunos não foi divulgado visando uma análise coletiva em atividades futuras.
Ainda, como tarefa extra, foi pedido que realizassem um desenho de corpo inteiro de como eles se veem.
Na aula seguinte, para quebrar o gelo e utilizar algumas informações retiradas de alguns Mapas de Empatia, foi realizada uma brincadeira com algumas das informações sobre cor dos olhos, dos cabelos, altura e sua maior qualidade. A brincadeira assemelha-se ao jogo Cara a Cara, pois foi pedido para que os alunos ficassem em pé e, a cada informação falada, quem não tivesse aquela característica deveria sentar-se. E, assim, pouco a pouco, os colegas tinham que tentar adivinhar sobre quem estávamos falando. A partir desta brincadeira, os alunos perceberam semelhanças entre si e começaram a realizar comentários a respeito do que observavam em seus amigos, ou detalhes que nunca haviam prestado atenção até aquele momento.
Em seguida, organizados em grupos, os alunos receberam aleatoriamente Mapas de Empatia de seus amigos, sem serem nomeados, junto com alguns desenhos feitos por eles. Sua tarefa foi tentar identificar a partir das respostas presentes no mapa, quem era cada criança e qual era o seu desenho. Primeiramente, escreveram seus palpites em post-its e, em seguida, ao receberem os nomes que pertenciam aquele grupo, reorganizavam, caso alguma informação não batesse. Com tudo montado, colaram em painéis as suas visões sobre os colegas.
Nesta aula, não foi informado se estavam certos ou não em seus palpites. Apenas foi pedido que olhassem a exposição e, ao verem o que os colegas pensaram sobre ele, refletissem acerca do assunto para conversarmos na próxima aula.
Ainda, como tarefa, cada criança recebeu um FIQUE DE OLHO para preencher e trazer para a aula seguinte.
Ao chegarem na aula seguinte, foi dedicado mais um tempo para observarem a exposição. Após essa análise, deixamos em aberto para quem quisesse falar sobre possíveis erros e acertos sobre seu trabalho. Muitas crianças se sentiram tão à vontade de se expor que quiseram até mesmo ler algumas informações e dialogar com os colegas se eles também pensavam assim sobre ele.
Em seguida, em grupos, e utilizando as respostas do FIQUE DE OLHO da última aula, os alunos repassaram as respostas para post-its e organizaram um gráfico em seus grupos. Ao final, construíram coletivamente com todos os demais grupos um gráfico geral dos gostos da sala no aplicativo NUMBERS no iPad que estava conectado ao telão da sala.
O presente projeto não teve como objetivo a criação de material audiovisual para exposição, mas sim colaborar, a partir de dinâmicas e recursos tecnológicos, para o fortalecimento de vínculos afetivos e aceitações entre os pares.
"PROJETO - "FALANDO SOBRE A ÁGUA"
Ao longo deste segundo semestre, seguimos com nossos projetos com aplicativos de autoria. Trabalhamos, inicialmente, com o tema “ÁGUA”, com enfoque especial para o tempo de decomposição dos resíduos nela depositados. Para isso, criamos desenhos explicativos no aplicativo My Story Book para serem impressos e expostos na Casa Aberta.
Com as informações da primeira etapa em mãos, pudemos iniciar a criação de um stop motion sobre o assunto. Sendo assim, os grupos foram divididos, recebendo cada um, um tipo de lixo diferente para apresentarem. Pesquisaram então no site Google, pelo aplicativo Safari, as imagens referentes a cada material estipulado, para terem figuras para montar sua animação.
No aplicativo Tromaramix, criaram uma cena em stop motion, onde o lixo estava sendo jogado na água, interferindo na vida marinha e, criaram ainda, frases explicativas para cada animação.
Como finalização do projeto, editaram o vídeo final no aplicativo iMovie.
E unindo as produções das três salas, foi possível a criação do vídeo a seguir:
"PROJETO - "MEIOS DE TRANSPORTE"
Como último projeto do ano, trabalhamos com o tema “MEIOS DE TRANSPORTE”, no qual os alunos exploraram suas classificações e apresentaram dados a partir de variados aplicativos.
Nosso projeto foi dividido em quatro aulas. Na primeira, conhecemos a evolução dos meios de transporte a partir de vídeos e slides apresentados em nosso Cineminha. Já a segunda e terceira aula foram realizadas em nosso Laboratório se valendo das aulas com estações, sendo divididas em dois grandes grupos:
2ª aula:
Estação Direcionada - A partir de desenhos impressos do app Quiver sobre meios de transporte, os alunos realizaram sua pintura para, na próxima aula, realizarem a gravação de sua arte (Carros e aviões);
Estação Independente (duplas) - Desenhar no app Imagination Box com massinhas os meios de transporte Espaciais (Ônibus Espacial e Foguete) e Aquaviários (Barco, Navio, Submarino).
3ª aula:
Estação Direcionada - Com os desenhos finalizados na aula anterior, exploraram os recursos do app Quiver com a realidade aumentada e fizeram pequenas gravações de seus meios de transporte;
Estação Colaborativa - Pesquisar informações e imagens sobre as classificações dos meios de transporte definidos para seu grupo e, a seguir, criar uma frase explicativa. Usaram os aplicativos: iBook e Safari nos iPad e Google no Chromebook.
Na quarta e última aula do projeto, cada grupo participou de uma estação direcionada para explorar a edição de vídeo no app Quick. Dessa maneira, criaram um vídeo explicativo a partir das imagens criadas e pesquisadas nas aulas anteriores.
E estes foram os vídeos finais de cada sala!
"PROJETO - SUPERAR LIMITES E RESPEITAR DIFERENÇAS"
Iniciamos o primeiro bimestre, nas salas de quartos anos, com o projeto “SUPERAR LIMITES E RESPEITAR DIFERENÇAS”. Nele aprendemos que respeitar a si mesmo e aos outros é fundamental quando pensamos em respeitar as diferenças, pois cada pessoa é um indivíduo único, ou seja, não existe uma pessoa igual à outra.
Na primeira parte do projeto realizamos um dinâmica na qual os alunos, em grupos, discutiam sobre o que já sabiam sobre o assunto, bem como as curiosidades que tinham, expondo ao final para a sala e a partir destas ideias, os caminhos foram sendo trilhados.
Após uma aula expositiva, com as explicações das dúvidas apresentadas na aula anterior a partir de imagens e vídeos, as crianças puderam vivenciaram situações próximas a das vividas pelas pessoas com estas deficiências. Foram disponibilizadas cadeiras de rodas, óculos especiais que simulavam a sensação de uma pessoa com incapacidade de enxergar, e também frases foram distribuídas para que conversassem sem o uso da fala.
Ao passarem pelas vivências, registraram, em grupo, os momentos a partir da Câmera dos iPads.
No aplicativo “Pic Collage”, em duplas, selecionaram as fotos que mais gostaram das vivências, e realizaram montagens para inserir no próximo trabalho.
Nesta mesma aula, assistiram ao vídeo da Pixar "Boundin", e refletiram sobre as diferenças presentes na animação, bem como a maneira de agir e o respeito diante delas.
Como finalização e reflexão do projeto, no “Google Documentos” dos Chromebooks, cada criança criou um texto relatando sobre o que fizeram e também sobre o que pensam a partir de agora sobre as pessoas com deficiência.
O projeto foi impresso e exposto nos corredores da escola, mas para uma melhor visualização de todos, se encontra também disponível em vídeo abaixo:
"PROJETO - EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO"
Nosso segundo projeto foi sobre “EQUILÍBRIO E DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO”. Nele conhecemos, investigamos, refletimos e discutimos sobre a importância dos ecossistemas e o quanto as ações do homem podem ajudar a manter o equilíbrio ecológico preservando e protegendo a natureza, ou desequilibrá-lo, desmatando, poluindo e consumindo todos os recursos naturais sem moderação, causando sérias consequências à vida na Terra.
Iniciamos nosso projeto a partir da discussão sobre o desastre de Mariana, disponível em nosso livro digital. Em seguida, para refletir sobre o tema, realizamos uma dinâmica com imagens e perguntas, na qual cada criança recebeu ou uma foto de uma situação ambiental, ou uma carta com duas perguntas e, ao formarem duplas, responderam às questões de acordo com o que seria possível tem acontecido ali.
Na aula seguinte, foram apresentados os cuidados e dicas sobre a pesquisa na Internet, para que pudessem realizar a atividade.
A sala foi dividida em quatro equipes, nas quais receberam diferentes palavras-chave (NATUREZA EM EQUILÍBRIO / MEIO AMBIENTE / DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL / DESASTRES AMBIENTAIS) para procurarem no site Google, a partir do navegador Safari. Selecionaram então três imagens, por duplas, e salvaram nos iPads, em seguida, enviaram para a pasta no Google Drive.
Em seguida, a partir de aulas personalizadas com estações, ou seja, atividades diversificadas em cada espaço da sala, os alunos puderam explorar ainda mais o assunto.
Essas atividades foram realizadas ao longo de duas aulas, sendo vivenciadas duas estações por aula, das quatro estações a seguir:
ESTAÇÃO DIRECIONADA - Aqui os alunos puderam dialogar entre os pares e refletir sobre os atos do ser humano para com a natureza, bem como suas consequências. Para isso, usando as imagens pesquisadas na aula anterior, as duplas selecionaram uma delas e inseriram no Google Apresentações, usando os Chromebooks, onde puderam ampliar ou reduzir e posicionar sua imagem. Em seguida, discutiram e criaram frases que expliquem o que pensam a respeito daquela foto, quais as possíveis causas e consequências. Exercício semelhante ao da dinâmica inicial, agora sendo reformulado para uma apresentação.
ESTAÇÃO INDEPENDENTE - Nesta estação as crianças, individualmente, assistiram a vídeos que apresentassem dicas de cuidados, que podemos realizar em nosso dia a dia, para manter a natureza em equilíbrio. Após assistirem ao vídeo, registraram em folha, quais as dicas que mais chamaram a atenção.
ESTAÇÃO COLABORATIVA - Este é o espaço para o trabalho coletivo. Por isso, em grupo, receberam um dos seguintes termos: NATUREZA EM EQUILÍBRIO ou DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL, e conversaram sobre o seu significado. Como síntese das ideias apresentadas, realizaram um desenho explicativo usando o aplicativo Draw & Tell.
ESTAÇÃO DE JOGOS - Sempre bom se divertir com os amigos! Para isso, foram selecionados jogos referentes ao tema, para que as crianças brincassem em duplas com seus colegas. Nestes jogos, noções como organização, classificação, atenção e cuidados com o ambiente e os animais foram também explorados.
E o resultado final de todo o projeto ficou assim!
Neste semestre trabalhamos com o tema FALANDO SOBRE A ÁGUA e descobrimos, através de nosso Livro Digital de Tecnologia, que os objetos descartados na água se decompõem de forma diferente.
Utilizando o aplicativo MY STORY BOOK CREATOR, cada equipe criou uma paisagem para ilustrar o tempo de decomposição dos objetos na água.
Estas imagens foram inseridas em um documento no CHROMEBOOK e criamos cartazes para despertar a conscientização da necessidade da reciclagem e do descarte correto dos objetos no lixo.
Apresentamos também o tema INTERFERINDO NA PAISAGEM URBANA.
Nele pesquisamos fotos de várias paisagens encontradas nas cidades nas quais os alunos realizaram interferências usando o aplicativo DRAW AND TELL para criar uma ARTE URBANA.
Para finalizar, inserimos estas figuras no CHROMEBOOK e criamos cartazes sobre o tema.
Veja o vídeo com os trabalhos de nossas crianças:
Finalizamos o semestre falando sobre os MEIOS DE TRANSPORTE.
Através de nosso livro digital, os alunos puderam conhecer os diversos tipos de meios de transporte e suas utilidades em nossa sociedade.
Cada equipe escolheu um meio de transporte para criar um pequeno vídeo no aplicativo BOOK CREATOR, utilizando imagens e textos de própria autoria.
Também criaram no aplicativo IMAGINATION BOX um desenho sobre o transporte escolhido com a ferramenta MASSA DE MODELAR.
Finalizando nossos vídeos, gravamos os áudios na PISTA DE ATLETISMO do colégio, numa manhã muito divertida.
Conheça os vídeos produzidos por nossos alunos:
Iniciamos o primeiro semestre com o projeto “RESPEITO ÀS DIFERENÇAS”. Nele aprendemos que respeitar a si mesmo e aos outros é fundamental quando pensamos em respeitar as diferenças, pois cada pessoa é um indivíduo único, ou seja, não existe uma pessoa igual à outra. Assim, fica fácil entender e aceitar as características de cada um.
Na primeira parte do projeto apresentamos aos alunos um vídeo sobre a final de uma das corridas com pessoas com deficiência visual nas paraolimpíadas. Em seguida os alunos foram divididos em grupos e, como distribuímos óculos especiais que simulavam a sensação de uma pessoa com incapacidade de enxergar, dividimos as equipes alternando os papéis entre correr com os óculos, ser o guia e filmar a atividade.
Na sequência, a Ong “MAIS FORTE QUE A DEFICIÊNCIA” gentilmente nos emprestou uma cadeira de rodas, um andador e uma bengala para que nossos alunos pudessem vivenciar um pouco dos obstáculos que os portadores de necessidades especiais têm que superar todos os dias. O sentimento geral foi de admiração. Ficou evidente o quanto a vida destas pessoas é feita de coragem e obstinação.
Acredito que esta experiência foi muito positiva para nossas crianças. Prova disto foi a qualidade dos trabalhos apresentados.
Vejam o resultado em nosso canal do YOUTUBE - TEDI & TECA.
Ainda neste semestre, no aplicativo “FOTOCOLLAGE”, realizamos divertidas montagens com as fotos tiradas pelos alunos e no “Docs” criamos os textos sobre o tema.
Nosso segundo projeto foi sobre “ECOSSISTEMAS”. Nele conhecemos, investigamos, refletimos e discutimos sobre a importância dos ecossistemas e o quanto as ações do homem podem ajudar a manter o equilíbrio ecológico preservando e protegendo a natureza, ou desequilibrá-lo, desmatando, poluindo e consumindo todos os recursos naturais sem moderação, causando sérias consequências à vida na Terra.
Para desenvolvermos este projeto, utilizamos o aplicativo “EASY STUDIO”, que cria pequenos filmes de STOP MOTION. Cada equipe criou seu ecossistema e desenvolveu sua animação.
O resultado foi sensacional! A criatividade de nossas crianças é incrível! Os vídeos foram compartilhados entre os amigos e fizeram muito sucesso.
Estas criações também estão disponíveis em nosso canal no YOUTUBE que se chama TEDI & TECA. Visite os trabalhos das turmas dos 4ºs anos e inscreva-se em nosso canal para sempre receber as novidades.
Tivemos um semestre construtivo no TEDI. Foi muito gratificante trabalhar e vivenciar o desenvolvimento de nossas crianças.