Ideação
Ideação
Transformamos os aprendizados da imersão em caminhos concretos. Como insumo, aplicamos um formulário de experiência do usuário com leitores do Jornal do Commercio, levantando dados quantitativos e qualitativos sobre a navegação (tarefas, pontos de fricção, percepção de valor e satisfação). Com esses insights, promovemos sessões de cocriação com o time e stakeholders, usando brainstorming guiado. Geramos um leque de soluções, sintetizado em temas e mapas de oportunidade, e convergimos pelos critérios de valor para o usuário, viabilidade técnica e impacto no negócio. O resultado foi um conjunto de hipóteses priorizadas, conceitos e fluxos de experiência alinhados às necessidades, dores e expectativas identificadas — base para a prototipação e os testes.
Histórias de Usuário
Com base nos achados da imersão e do formulário, consolidamos as Histórias de Usuário, focadas em segundo clique e fidelização. As histórias seguem o formato “Como… quero… para…” e incluem cenários de validação em BDD, organizados em três frentes: consumo e engajamento (ex.: sugestões relacionadas, resumo em bullets, leituras complementares), experiência mobile e multimídia (ex.: swipe entre notícias, ouvir em áudio) e fidelização (ex.: gamificação, convite para newsletter). Esse material orienta a priorização do backlog, define escopos de FRONT/BACK e estabelece critérios de aceite para protótipos e testes.
Formulário de Experiência do Usuário
Durante a etapa de investigação da experiência, aplicamos o formulário para captar percepções reais de navegação. O questionário é anônimo, leva cerca de 2–3 minutos e utiliza escala de 1 a 5, além de perguntas abertas, para medir intuitividade, facilidade de encontrar conteúdos, clareza das matérias e o impacto dos anúncios na leitura. Esse processo nos forneceu dados quantitativos e qualitativos que ajudaram a mapear pontos de fricção e oportunidades, guiando a priorização de melhorias e as decisões de design nas próximas etapas do projeto.
Sitemap
Durante a etapa de ideação, construímos o Sitemap para estruturar a navegação e a arquitetura da informação do site do Jornal do Commercio. Esse mapa organizou de forma hierárquica todas as seções, categorias e subpáginas do portal, permitindo visualizar como o conteúdo se conecta e como o usuário percorre o site.
O objetivo foi garantir uma navegação fluida, intuitiva e coerente, facilitando o acesso às notícias, editorias e áreas de interação (como comentários, login e preferências).
Com o Sitemap, conseguimos identificar possíveis gargalos de navegação e oportunidades de simplificação, além de definir uma base sólida para o protótipo e as próximas etapas de teste de usabilidade.
Wireframe