Fonte: Google Imagens, 2020.

ÁFRICA: ECONOMIA

A África é o terceiro maior continente do mundo, porém, ela continua sendo o continente com o maior índice de pobreza, sendo 25 países de 53 classificados como o mais baixo nível de vida entre as nações do mundo inteiro. Porque isso vem acontecendo? É o que veremos!

Para nos para sabermos como e porque a África é assim, precisamos saber o contexto histórico. Com a revolução industrial a todo vapor, os europeus deviam buscar matérias primas para alimentar as suas máquinas e para venda. A África e a Ásia foram os primeiros a sentirem impacto, porém, a Ásia conseguiu resistir a dominação européia.

Já a África, tinha relações comerciais com os europeus, por conta das zonas de comercio na costa do continente. Então os a dominação foi mais fácil por saberem mais sobre o continente e pela tecnologia retrograda utilizada pelos africanos. A partir daí, os recursos naturais, como ouro e diamante, foram ficando muito escassos.

Mas não podemos pensar na África somente como um continente pobre. As maiores atividades econômicas são:

Agricultura: A agricultura de subsistência ocorre quando uma pessoa planta para o próprio consumo. Na áfrica ocorre também a agricultura comercial, porem o produto gerado sempre sai do pais, beneficiando somente os empresários.

Extrativismo mineral e geração de energia: a África é um dos maiores produtores de minerais do mundo, produzindo ¾ de todo o ouro no mundo, além de bauxita, ferro, diamante, prata, urânio, petróleo, etc. A África tem um dos maiores potenciais elétrico, contendo condições perfeitas para usinas hidrelétricas, nucleares, termelétricas e muitos outros tipos de energia.

A África tem todo esse potencial de crescer, porém, governos autoritários, exploração e concentração excessiva de bens destroem o continente. Sem chance de uma melhora de vida.

Texto: Juan Pablo, 8ºB, CAT.

Ao clicar na imagem ao lado, você terá acesso aos podcasts dos estudantes: Heitor, Thiago, Gabriel, Ícaro (estudantes do ANA), Lara, Luma, João Victor, Davi Batista, Gabriel Reis (estudantes do CAT).