Fonte: Portal CAT, 2020.
Fonte: Google Imagens, 2020.

CIDADES INTELIGENTES: Salvador na rota do desenvolvimento humano e social

Fonte: Google Imagens, 2020.

MILTON SANTOS: gente que fez a vida acontecer

Milton Santos foi o geógrafo baiano que mais visibilidade deu à Geografia brasileira. Produziu um obra numerosa e complexa, uma verdadeira teoria geográfica do espaço, que apresenta diferentes fases e faces e reclama ainda muita reflexão.

Sobre a globalização, Milton Santos era um de seus críticos mais ferrenhos. Em uma de suas mais célebres frases, ele afirmava que “Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade”.

Em uma das suas obras mais difundidas pelo mundo – Por uma outra globalização –, muito lida por “não geógrafos”, Milton Santos dividiu o mundo em “globalização como fábula” (como ela nos é contada), “globalização como perversidade” (como ela realmente acontece) e “globalização como possibilidade”, explorando a ideia de uma outra globalização.

Leia mais em:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Milton Santos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/milton-santos.htm. Acesso em 01 de maio de 2020.

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc.

A renda, por ela mesma, não garante que os dados de desigualdade sejam plenamente verificados, pois a qualidade de vida pode, em alguns casos, independer dela. Porém, em geral, qualidade de vida e renda caminham juntas. Veja o vídeo.

Leia mais em:

PORFíRIO, Francisco. "Desigualdade social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/desigualdade-social.htm. Acesso em 01 de maio de 2020.


Fonte: Google Imagens, 2020.

#TBT - Saímos na UFBA: Encontro de Jovens Cientistas - 2019 e Revista de Jovens Cientistas 2020

As práticas docentes no Colégio Ana Tereza foram destaque na Revista de Jovens Cientistas, em um relato profundo, o Professor mostra como tem sido trabalhar em tempos de pandemia. Na proposta, o Professor traz reflexões baseadas nas práticas educativas desenvolvidas no contexto do isolamento social. Ao clicar na imagem, você pode conferir os textos escritos por estudantes e professores de toda a Bahia no atual contexto.

Uma outra prática que vale a pena ser lembrada aqui nessa produção é o Encontro de Jovens Cientistas da UFBA, em 2019. Na qual alcançamos o 1º lugar na Categoria Vida de Jovens Cientistas, onde nossos alunos do 8º ano, na época, apresentaram três curtas-metragens como resultado das pesquisas desenvolvidas no transcurso da Iniciação Científica Jovem, do mesmo ano.

Fonte: Arquivo pessoal, 2020.

Agradecimento

Esse trabalho é de grande relevância para difusão dos saberes produzidos no CAT e no ANA, bem como na efetivação do ensino-aprendizagem dos nossos alunos e alunas que estão vivenciando as incertezas do isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID-19. Acredito que essa produção tenha sido importante, inclusive, um alerta para a compreensão das realidades encontradas no Planeta Terra. Com isso, gostaria de agradecer aos meus alunos, maravilhados com a ideia de ver seus textos e trabalhos publicados numa ferramenta digital; as famílias, pelo apoio que tem dado aos filhos durante esse período de reflexões; aos colegas, professores, que, assim como eu, estão buscando dar o máximo de si para levar aos estudantes o pouco do que sabem; por fim, as nossas coordenadoras, aqui menciono, em especial, Priscila Varjão (CAT) e Edna Lorena (ANA), que assim como nós, estão persistentes e crentes no papel transformador da Educação.

Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Geraldo Vandré).

Quem é o Professor Aisllan?

Fonte: Acervo pessoal do Professor, 2020.

Aisllan Damacena Souza, jovem, 24 anos, nasceu no dia 10 de Março de 1995, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Foi criado pelos pais e avós na cidade de Muritiba, também no Recôncavo e sempre soube que queria ser Professor. O encanto com a Geografia veio ainda durante suas aulas inspiradoras no Ginásio do Colégio Estadual Polivalente de Muritiba.

Hoje, Aisllan é formado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2017), tem Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019) e formação em Gestão de Turismo (MTur/IFRJ, 2020).

Atualmente, estuda Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia, onde pesquisa questões relacionadas a perspectiva cultural e urbana no Ensino de Geografia do Recôncavo Baiano. Leciona Geografia no Colégio Ana Tereza, em Salvador/BA, onde é Professor Mestre Faixa Preta (certificado pela Google for Education) e onde também lidera um grupo de pesquisa (destinado aos estudantes do Ensino Fundamental II) voltado para diálogos e temas geográficos no Projeto de Iniciação Científica do Colégio.

O professor Aisllan tem muitos trabalhos publicados em revistas e em congressos sobre Educação Geográfica, novos contextos e linguagens.