Apresentação

Na vida somos todos aprendizes. Todos nós com a vida aprendemos muito e precisamos todos os dias nos reinventar. É interessante, porque nesse contexto de minha fala, a Geografia se encaixa divinamente.

Sim, é isso mesmo, a Geografia! Surgida na Grécia, no século VI, como filosofia, ideologia e arte e que com o passar do tempo foi aos poucos conquistando novos espaços, até que no século XVIII se transformou em ciência acadêmica na Alemanha e na França, e mais tarde no Brasil, com mais precisão na USP, em São Paulo.

Ao longo do tempo, a nossa Geografia passou muitos caminhos, subidas, descidas, crise e renovação e transformações, aqui destaco os anos 50 quando a Geografia Teorética se ramifica e passa a ser conhecida por "Nova Geografia". Mas com tantas mudanças ocorridas, eis que na atualidade a nossa Geografia continua passando por inúmeras transformações, aqui destaco o seu ensino: o Ensino de Geografia.

Não estávamos preparados, de forma alguma, para enfrentar uma pandemia mundial de um vírus que MATA, dito por muitos que é apenas uma “gripezinha”. Imediatamente, todos nós estávamos envolvidos em formações, leituras, cursos online para entender o que iriamos fazer com os nossos alunos, ora da educação básica, ora do ensino superior.

E o Ensino de Geografia, frente a pandemia de COVID-19 no Brasil, como ficou? Como eu disse nas linhas anteriores, ele precisou e precisa continuar sendo pensado/adaptado, sobretudo enquanto vivermos este caos instalado em nosso país.

Em 2016 na Universidade Federal de Campina Grande/PB, por ocasião do III Encontro Nordestino de Práticas de Ensino de Geografia, me encontrei numa mesa temática com Lívia de Oliveira, uma Geógrafa Humanista e Cultural, mineira e maravilhosa. Lívia dizia que a Geografia precisa vestir roupas novas, coloridas, enfeitadas e vibrantes, mas que ela não pode deixar nunca a sua essência: o privilégio pelo estudo do espaço geográfico. Essa fala me tocou muito, sobretudo no entendimento do meu papel, enquanto futuro educador, naquela época.

Está aqui mais um resultado da fala de Lívia, uma roupa nova que estamos oferecendo a Geografia: o blog GEOGRAFANDO - Geografias vividas na Escola Virtual Ana Tereza, onde meus alunos em Salvador, de suas casas, vivendo o isolamento social, escrevem e produzem trimestralmente bons textos e trabalhos para a minha disciplina, refletindo temas importantes para o entendimento do nosso papel, enquanto sujeitos viventes do mundo atual, globalizado e perverso.

Quem diria que as tecnologias fossem tanto nos aproximar? Quem imaginou que em 2020 iríamos desenvolver e produzir o conhecimento dentro das nossas casas? (Eu, da casa dos meus pais no interior da Bahia, e meus alunos, de suas casas em Salvador). São abordados aqui diversos temas discutidos no transcurso das aulas virtuais entre as turmas do 6º ao 8º ano - são temas que interferem nas diferentes maneiras com que podemos apreender a realidade e a ela atribuir significado, ganhando, nesse sentido, uma substância em termos de conteúdo que confere ao espaço geográfico uma dinâmica própria.

Boa navegação.

Aisllan Damacena Souza

Professor do Fundamental II - CAT e ANA.