Nossa exposição virtual

"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

"O século XXI tem se caracterizado por um tempo de mudanças e urgências, essas que são refletidas por todos os ângulos, sobretudo o da Educação. Em relação ao ensino de Geografia, essas alterações foram debatidas, sobretudo nos modos de ensinar, assim surgindo novas discussões com o intuito de renovar suas propostas curriculares e pedagógicas. Porém, essas reflexões ainda não são suficientes para dá conta de tantos problemas apresentados nessa disciplina [...]" (SILVA, 2015, p. 2).

O fragmento acima foi extraído do texto "Ensino de Geografia: uma aproximação das práticas cotidianas e dos saberes", de autoria do professor Aisllan Damacena, e publicado em junho de 2015 na Universidade Federal da Paraíba, durante o I Seminário de Educação Geográfica da Paraíba, realizado em João Pessoa.

Parece que o professor já imaginava ao escrever essas palavras no referido texto que iriamos enfrentar novos desafios, como o de uma pandemia, por exemplo, pois, ele é enfático ao pensar em mudanças presentes e futuras para o ensinar e aprender Geografia. Os alunos do CAT e do ANA são felizes em poder registrar suas experiências geográficas vividas - durante esse momento raro - num blog de conhecimentos e de interação geográfica. Um blog onde se comprova que é possível ser resiliência, fazendo e aprendendo Geografia de outras formas em meio a uma pandemia.

Pais, comunidade escolar e demais, aqui nesse "cantinho" estão registradas as experiências, aprendizados e conhecimentos dos estudantes do Colégio Ana Tereza. São trabalhos ricos, belos e interativos que devem ser explorados e sempre recordados como um registro de que os estudantes desta escola produziram muita coisa boa, dentro de suas casas, no transcurso de uma epidemia mundial.

Parabéns, Prof. Aisllan pela iniciativa e aos seus alunos pela dedicação.

Prof. Dr. Hykaro Kaio de Brito - Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí.