Geografias vivenciadas na Escola Virtual Ana Tereza

" A Geografia precisa ser vivida mesmo em tempos de pandemia"

Fonte: Google Imagens, 2020.

Esse trabalho é fruto das atividades pontuadas de Geografia que estão sendo realizadas em nossa escola virtual durante a pandemia do COVID-19. As propostas são pautadas em atividades interativas solicitadas através das discussões que estão sendo desenvolvidas durante as nossas lives geográficas. Inicialmente, a proposta foi pensada apenas para as turmas de 8º ano, entretanto, decidimos ampliar para todo o segmento do Fundamental II.

Aqui, você encontrará textos informativos, links, arquivos e propostas pensadas e produzidas por nossos alunos, bem como vídeos, protótipos, podcasts e imagens que norteiam as nossas unidades temáticas e as habilidades desenvolvidas durante o isolamento social em nossa Escola Virtual pelas nossas turmas do Fund 2 das Unidades de São Rafael e São Marcos.


SEJAM BEM VINDOS!

O QUE A PANDEMIA NOS ENSINA?

Fonte: Portal CAT, 2020.

CAT E ANA: DESTAQUES NA PANDEMIA!

As escolas que já tinham uma cultura digital antes da pandemia foram menos impactadas pela mudança repentina do ensino tradicional para o ensino a distância. Isso porque, elas aprenderam previamente a usar a tecnologia ao seu favor.

Esse é o caso do Colégio Ana Tereza, localizado em Salvador, Bahia, que desde 18 de março opera 100% virtualmente. As aulas, assim como as reuniões administrativas e a comunicação com os pais, estão sendo realizadas online com o apoio da plataforma Google for Education. Esse é um resultado do projeto de Educação 4.0 da instituição que teve início em 2018.

De acordo com André Nascimento, gerente pedagógico do Ana Tereza, é preciso compreender que o modelo de educação do século XIX já não funciona mais. As novas gerações, Z e alpha, nasceram em meio a cultura digital, e as instituições que querem se manter relevantes precisam fazer essa passagem (do analógico para o digital).

A capacitação de professores em tecnologia é uma mudança – importante e necessária-, pois é capaz de transformar positivamente a qualidade do ensino e do aprendizado, gerando benefícios para toda comunidade escolar, por exemplo:

  • Ensino mais dinâmico e participativo;

  • Engajamento de alunos desinteressados;

  • Modernização da instituição;

  • Diferencial competitivo no mercado.

Fonte: Site Escolas Exponenciais, 2020.