Turismo Ovar

Com localização geoestratégica, de excelência, este território oferece planos de água fascinantes e desafiantes, nomeadamente na Ria de Aveiro e na Barrinha de Esmoriz. As praias são especiais e galardoadas com Bandeira Azul. A área florestal é extensa e integra uma biodiversidade rica e distinta, onde o Parque Ambiental do Buçaquinho é referência.

Ovar é destino privilegiado para quem procura as belezas naturais, o prazer da atividade física e desportiva ao ar livre, e as vivências que a náutica oferece, de modo integrado e qualificado!

São 60 km de ciclovias, 6 km de passadiços e muitos mais de percursos pedonais que permitem ir à descoberta de pequenos ecossistemas, fauna e flora autóctones, e paisagens deslumbrantes. Há surf, vela, canoagem e passeios de stand up paddle para praticar, competir ou experimentar. Existem companhas de Arte Xávega para ver e reviver a beleza e os embaraços deste tradicional e artesanal modo de pescar.

O município de Ovar é, também, bafejado pelo brilho e originalidade dos seus azulejos que embelezam as inúmeras fachadas do centro da cidade bem como o património religioso, onde se destacam as Igrejas de Válega e Cortegaça, de visita obrigatória. Ainda neste contexto, as Capelas dos Passos, do século XVIII, ocupam lugar de destaque pela qualidade arquitetónica e artística.