Gastronomia Faro

Estupeta de Atum

Produto resultante da salga húmida de pedaços de atum. Tem cor castanho-escura, consistência firme e sabor próprio, salgado.

Investigações várias ao longo dos anos permitem concluir, com base nas características de construção dos tanques de salga e no horizonte arqueológico que os acompanha, que a atividade da salga era exercida no período lusitano-romano e, supostamente também, a preparação deste produto. O atum nesta região é, na prática, totalmente aproveitado. Assim, o peixe que não serve para a muxama, servirá para a estupeta. As suas partes menos nobres, tais como barrigas, músculos da cabeça e das barbatanas, servem para a simples salga.

Papas de Xarém

Há muitas receitas de Xarém, que é um prato tradicional português considerado com origens medievais, umas papas feitas de farinha de milho com sabor a amêijoa ou conquilhas com umas carnes fritas, dependendo da região dos pais. Em Olhão é mais comum o Xarém com ameijoas e em Tavira o Xarém de conquilhas.



Sobremesas

Gargantas de Freira


Foi nesta reputada confeitaria farense que o pasteleiro Joaquim Duarte de Oliveira divulgou toda a excelência da sua doçaria, que tão apreciada era na cidade.

Quando faleceu o ”espanhol”, como era conhecido o Paco, a propriedade da confeitaria passou para Artur Campos, dono do Montalto e de outras unidades hoteleiras. Ao balcão esteve sempre o Sr. José Correia que, em 1969, passou a fazer parte da nova sociedade juntamente com o pasteleiro já referido.