Turismo Covilhã

A ponte sobre o Vale da Carpinteira, da autoria do Arquitecto João Carrilho da Graça e do Engenheiro Adão Fonseca, surge na sequência de um plano de mobilidade do Município da Covilhã para facilitar a circulação pedonal entre o centro da cidade e a zona dos Penedos Altos. Projectada e construída entre 2003 e 2009, a ponte ergue-se como um objecto elegante que sublinha a paisagem e cria uma alternativa de atravessamento do vale. Custou três milhões de euros 

Um regresso ao passado. É essa a proposta do novo espaço do Serra Shopping, onde é atualmente possível recordar o processo de construção do centro, inaugurado em 2005, através de uma coleção de fotografias.

Com o objetivo de funcionar como uma espécie de tela em branco, depois desta primeira exposição fotográfica, este espaço ficará disponível para receber mensagens, fotografias instantâneas e até sugestões de culinária, num aproveitamento da estrutura de montra de uma loja vazia.

No fundo, é a oportunidade de ver e ajudar a construir uma espécie de loja emocional, onde pode recordar momentos do seu Centro e da sua cidade, mas também partilhar os seus próprios instantes.


No lugar da antiga Porta da Vila, a mais importante das cinco portas das muralhas medievais mandaram os Filipes em 1614 construir o edifício dos Paços do Concelho referido na época como “o mais majestoso da vila” que albergava serviços municipais, prisão do concelho instalada no rés-do-chão e outros serviços públicos.

A frente do edifício dos Paços do Concelho abria-se um vasto terreiro que viria a transformar-se no centro cívico da cidade foi-se rodeando de casas, igrejas, adquirindo o estatuto de Praça do Município, vulgo Pelourinho onde o povo se juntava na cavaqueira quotidiana em festanças, manifestações, procissões, paradas militares, corridas de touros e mercados semanais.