Gastronomia Braga

O Pudim Abade de Priscos, ou Pudim de Toucinho, é um doce de origem conventual, sendo um dos marcos gastronómicos da cidade de Braga e, de certa forma, da região do Minho.

O toucinho dá a este pudim a sua consistência e aspeto característicos, sendo também evidente o sabor que lhe confere o vinho do Porto e a canela.

A receita é do final do século XIX, tendo sido das únicas deixadas pelo abade de Priscos, que foi um dos grandes cozinheiros do seu tempo, chegando mesmo a cozinhar para o Rei.


Rojões à moda do Minho é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente, da região do Minho, no Norte do País.

Os “rojões” são pedaços de carne de porco sem osso, mas com alguma gordura (por exemplo, da perna). Para esta preparação, os rojões são marinados de um dia para o outro numa mistura de vinho verde, alho, sal, pimenta, louro e colorau. A carne é alourada em banha e misturada com a marinada, deixando-se estufar em lume brando. No fim, junta-se sangue de porco cozido e cortado em fatias finas e deixa-se apurar.

Separadamente, fritam-se tripas enfarinhadas e pedaços de fígado de porco. Alouram-se igualmente batatas novas e castanhas, depois de temperadas. Juntam-se todos estes ingredientes já cozinhados, salpicam-se com cominho e servem-se com pedaços de limão e salsa picada.