Zagreb, capital que fica no noroeste da Croácia, é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. No centro, a Cidade Alta abriga a Catedral de Zagreb, de estilo gótico e com duas torres, e a Igreja de São Marcos, datada do século XIII e com telhado de azulejos coloridos. Nas proximidades fica a rua de pedestres Tkalčićeva, repleta de cafés. Na Cidade Baixa está a praça principal, Ban Jelačić, além de lojas, museus e parques.
Zagreb tem 641,22 km² de área e uma população 973 667 habitantes (2005).
É a maior cidade da Croácia e a única cuja área metropolitana tem mais de um milhão de habitantes (1 088 841, co 2001).
JOB SHADOWING EM ZAGREB – CROÁCIA
No âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1, decorreu entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, o programa de formação na modalidade de “Job Shadowing” (inserido no âmbito da formação contínua e de desenvolvimento profissional docente), em Zagreb, Croácia, na escola “Osnovna škola Kajzerica”.
Logo no primeiro dia tivemos uma reunião com alguns dos nossos pares croatas, com o diretor da escola e uma representante do município de Zagreb, durante a qual foi discutido a organização escolar e administrativa do sistema educativo na Croácia e em Portugal. Foi um espaço de partilha de experiências e de reflexão que teve como objetivo comparar práticas e realidades das diferentes escolas.
Durante a semana foi possível observar e compreender diferentes práticas pedagógicas, acompanhando diretamente aulas dos professores croatas, de modo a identificar métodos de ensino que se possam replicar nas nossas aulas.
Foram assim, reforçadas competências técnico-pedagógicas, nomeadamente nas áreas da planificação, diferenciação pedagógica, avaliação formativa e gestão da sala de aula.
Aulas de inglês, de matemática, de TIC, de artes, de dança tradicionais, permitiram constatar que o nosso dia-a-dia na Vidigueira, enquanto pedagogos, não difere muito do que foi observado e as estratégias e metodologias de trabalho são muito parecidas com aquelas que os nossos colegas fazem nesta escola. Numa dessas aulas, lecionada em coadjuvação entre as professoras de TIC e de inglês, os alunos exploraram as mais valias do CHATGPT, mas também as suas lacunas, chegando à conclusão de que os seus professores lhes forneciam a informação contextualizada e de forma mais rápida.
Em suma esta formação possibilitou: observar e compreender práticas pedagógicas, acompanhando diretamente o trabalho de profissionais experientes, identificando metodologias de ensino diferenciadas, estratégias inclusivas e modelos de gestão pedagógica; reforçar competências técnico-pedagógicas, nomeadamente nas áreas da planificação, diferenciação pedagógica, avaliação formativa e gestão da sala de aula; fomentar a reflexão crítica sobre a prática docente; estimular uma análise comparativa entre a prática observada e a realidade da nossa escola, promovendo a melhoria contínua; promover o intercâmbio de experiências e saberes; criar oportunidades de partilha entre docentes de diferentes contextos educativos; estimular a inovação e a qualidade no ensino, visando o aumento do sucesso escolar; reforçar e estabelecer relações entre escolas, potenciando a colaboração futura no âmbito de projetos educativos.
Por último, agradecer ao diretor da escola Mario Boškovic todo o pessoal docente, não docente, alunos da escola “Osnovna škola Kajzerica”, e em especial às colegas Tea, Lidija e Marina, por nos terem recebido de forma tão hospitaleira e nos terem dado a conhecer as tradições e a gastronomia croata.
“Do viđenja"