DESTAQUES
DESTAQUES
No dia 17 de outubro de 2025, pelas 15h30, no Auditório Municipal Francisco Ferreira, alunos do ensino secundário do nosso Agrupamento (a turma 11.º C e alguns alunos do 12.º ano, acompanhados pelas professoras Conceição Marinho e Manuela Fernandes, respetivamente) tiveram a oportunidade de conhecer Elsa Ligeiro, editora, mediadora de leitura e, sobretudo, grande apaixonada pelos livros.
A sessão começou com o cruciverbalista Paulo Freixinho, que não só explicou a essência da sua profissão (infelizmente, em vias de extinção…), ou seja, conceber criativamente palavras cruzadas para os jornais, como o Público, por exemplo, como também desafiou os alunos presentes a resolver umas palavras cruzadas que criou especificamente sobre Camilo Castelo Branco e a sua ligação estreita a Vizela (tema deste primeiro Encontro Literário “VizeLER”).
Seguidamente, num tom intimista e afetuoso, Elsa Ligeiro levou-nos numa viagem aventureira por textos camilianos menos conhecidos e já editados por si. Assim, leu, com toda a expressividade, excertos de «Zé do Telhado», essa cativante personagem que Camilo conheceu na Cadeia da Relação, uma espécie de «Robin dos Bosques» à portuguesa, e da novela «O cego de Landim», particularmente o trecho em que Camilo descreve Narcisa: “Chamava-se a Narcisa do «Bravo» — alcunha paterna. Até aos treze anos andava vestida de rapaz e media-se com os mais gaiatos a trepar à grimpa de um pinheiro, no assalto noturno às cerejeiras, em duelos à pedrada, no jogo do pau e no murro.”
Depois da leitura, seguiu-se uma agradável partilha de ideias e impressões com o público presente, falou-se de outras obras de Camilo, invocou-se a Maria Moisés (também das Novelas do Minho), reconheceu-se a profunda humanidade e o amor abnegado de Mariana, de Amor de Perdição…
Antes da sessão terminar, foi ainda lançado um desafio a dois alunos de Artes Visuais para uma possível adaptação de «O cego de Landim» a novela gráfica… Eis um desafio imperdível!
Camilo nasceu há 200 anos, porém a sua obra, para além de um retrato de uma época, também apresenta traços de grande atualidade. Daí que seja uma obra a re(visitar) continuamente…
Professora Manuela Fernandes
Novidades na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de S. Bento.
Novidades na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de S. Bento.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote para este ano já está lançado:
Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!
O agrupamento de escolas de S. Bento integra o projeto “Clubes de Leitura”, desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura.
Carla Pedro - Professora Bibliotecária / Coordenadora / Grupo 110
Sónia Rodrigues - Professora Bibliotecária / Grupo 110
Ana Paula Soares - Professora da Equipa / Grupo 300
Conceição Sousa - Professora da Equipa / Grupo 330
Filomena Jarmelo - Professora da Equipa / Grupo 420
Manuela Fernandes - Professora da Equipa / Grupo 300
Maria José Oliveira - Professora da Equipa / Grupo 110
Maria José Ribeiro - Professora da Equipa / Grupo 300
José Trigo - Professor da Equipa / Grupo 200
Judite Soares - Professora da Equipa / Grupo 330
aeSB
Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela
Rua da Liberdade, n.º 60
4815-384 Infias