No Agrupamento de Escolas de S. Bento é reconhecida a importância da palavra, da leitura e da escrita e a sua relação com outras expressões artísticas. Foi neste contexto que decidimos, em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, Biblioteca Municipal e outras entidades individuais, avançar com uma Candidatura ao Movimento 14-20 a Ler.
O projeto A Palavra em nós pretende conjugar a leitura e a escrita com outras modalidades artísticas, como as artes cénicas, o rap e a moda. Implementado desde o ano letivo 2022/2023, em três turmas do 10.º ano, este projeto é dinamizado pelos professores de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Áreas de Expressão e as professoras bibliotecárias do Agrupamento e tem permitido que os alunos envolvidos desenvolvam e consolidem competências estéticas e artísticas, a criatividade, a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Trata-se de um projeto desafiador para os alunos, de modo a que, ao longo dos seus três anos de duração, a leitura e a escrita se conjuguem com outras modalidades artísticas como o teatro, a música e a moda.
No primeiro ano foi trabalhada a Palavra Encenada que culminou com a apresentação de um espetáculo da autoria/responsabilidade dos alunos das turmas envolvidas. No segundo ano foi a vez da Palavra Dita: os alunos com o apoio do rapper João Nina puderam criar as suas letras e cantá-las numa apresentação pública à comunidade.
Este ano letivo, os alunos estão no 12.º ano e o desafio será maior: articular a palavra e a literatura à moda e, assim, dar forma à Palavra Prêt-à-porter.
O projeto A Palavra em nós foi um dos três selecionados, a nível nacional, apoiado pelo Plano Nacional de Leitura, entre 2022-2025.