ANO LETIVO 2025/2026
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote para este ano já está lançado:
Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias
À descoberta da BE
Os alunos do 5.º ano transformaram-se em verdadeiros Detetives da Biblioteca! 🔍📚
Através de um divertido Quiz, exploraram as regras e o funcionamento da nossa biblioteca, tornando-se utilizadores mais autónomos e participativos. Uma experiência de aprendizagem lúdica e enriquecedora!
As turmas do 4.º ano conheceram a encantadora história “A Grande Fábrica de Palavras” — uma narrativa que convida à reflexão sobre o valor das palavras, dos gestos, da empatia e do amor.
Depois da leitura, os alunos escreveram palavras “caras” e palavras “baratas”, que foram transformadas em imagens com o Word Art e a inteligência artificial.
Uma atividade que uniu leitura, escrita, criatividade e tecnologia!
Desafio Bibliotecário
Para celebrar o Mês Internacional da Bibliotecas Escolar, os alunos do 10.º ano participaram, com entusiasmo, num quiz cheio de curiosidades sobre livros, autores e bibliotecas.
Para completar a experiência, fizeram uma viagem virtual à antiga Biblioteca de Alexandria.
Uma forma divertida de celebrar o poder da leitura e da informação!
Encontros com o autor Richard Towers (pré-escolar e 1.º ciclo)
O escritor e músico Richard Towers visitou as escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de São Bento, onde apresentou um envolvente concerto literário que conquistou alunos e professores.
A iniciativa proporcionou uma apresentação dinâmica e interativa, combinando música, literatura e entusiasmo num espetáculo que despertou a curiosidade e o prazer pela leitura.
"Histórias a Quatro Mãos (e alguns bits)”
Os alunos das turmas 5.º C e 5.º D participaram numa atividade inovadora que aliou criatividade e tecnologia: a criação de textos com o apoio da inteligência artificial, que posteriormente serviram de base para gerar imagens digitais. Esta iniciativa, dinamizada pela professora Estela Silva, promoveu a expressão escrita e visual, permitindo aos estudantes explorar novas formas de contar histórias e representar ideias, enquanto descobriam o potencial da IA como ferramenta educativa e artística.
Ler histórias... Capas recrIAdas!
Para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), no dia 29 de outubro de 2025, a turma 12.o A desenvolveu uma atividade criativa e inovadora. No âmbito da disciplina de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos procuraram respostas para uma questão que, simultaneamente, inquieta e fascina o mundo contemporâneo: o futuro das histórias na era digital.
ANO LETIVO 2024/2025
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
O mote para este ano já está lançado:
Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!
À descoberta da BE
Os alunos do 5.º ano participaram em sessões de utilizadores, ficando a conhecer as regras de funcionamento da Biblioteca Escolar, as diferentes dinâmicas das zonas funcionais deste espaço e o tipo de atividades que este serviço promove.
O objetivo destas sessões, para além da integração dos novos alunos, é o de dar a conhecer os recursos físicos e humanos existentes neste espaço que é de todos.
Foram ainda surpreendidos com a leitura da história “A montanha de livros mais alta do mundo”.
Encontros com a autora Conceição Sousa
A escritora Conceição Sousa apresentou, no âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o livro “Se é p’ra cair, tenho tempo”, abordando o mote “Ligar comunidades”.
Romances, poesia e contos infantojuvenis fazem parte do leque de obras da autora.
Encontros com a autora Alice Cardoso (pré-escolar e 1.º ciclo)
EB S. Miguel
EB S. Miguel
EB S. Miguel
EB S. Miguel
EB S. Paio
EB S. Paio
EB S. Paio
EB S. Paio
EB Infias
EB Infias
EB Infias
EB Infias
EB Tagilde
EB Tagilde
EB Tagilde
EB Tagilde
"No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), e em articulação com a Biblioteca, as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, de Português e de Inglês, a nossa turma (11.º C) dinamizou uma iniciativa intitulada «Pablo Neruda: Laços de Poesia», que decorreu no dia 29 de outubro, na Biblioteca Escolar. Houve duas apresentações, dirigidas às turmas 9.º A e 11.º B (às 14h20) e 9.º B e 11.º D (às 15h25).
Com esta atividade, tivemos o intuito de dar a conhecer o poeta chileno Pablo Neruda e, particularmente, a sua obra «Vinte poemas de amor e uma canção desesperada» (1924), cujo centenário se comemora este ano. Mostrámos também que Pablo Neruda uniu povos e culturas através do poder transformador das palavras, do encantamento das metáforas e da beleza misteriosa da poesia. Era chileno, escreveu em espanhol, mas a sua obra ultrapassou a barreira das fronteiras, ligou comunidades, e continua a ser lida por milhões, em todo o mundo, em diversas línguas. «Vinte poemas de amor e uma canção desesperada» constituem uma das mais importantes coletâneas sobre poesia amorosa do século XX, mas a sua temática é intemporal e universal: os sentimentos e a sua vivência podem ter mudado, ao longo dos tempos, mas o amor e a mágoa de ter perdido alguém continuam a ecoar nos nossos corações como em 1924….
A turma 11.º C"
Histórias na Escola