No primeiro ano de implementação do projeto, os alunos, nas aulas de português, sob a orientação da professora Ana Soares, selecionaram os textos a trabalhar e fizeram a devida adaptação/reescrita dos mesmos.
Posteriormente, os alunos foram desafiados a trabalhar as linguagens do teatro, através de sessões semanais da responsabilidade dos professores Fabiano Assis e Miguel Araújo.
Presença no ensaio da peça teatral “A Verdadeira Tragédia de Pedro e Inês”, da Companhia de Teatro Profissional Jangada, no dia 24 de novembro de 2022, em Lousada. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os atores Rita Calatré, Luiz Oliveira e Vítor Fernandes.
Primeira apresentação pública do projeto, na semana concelhia da leitura (15 de março de 2023): “Viajar pela memória literária”.
Visualização da peça de teatro “A Verdadeira Tragédia de Pedro e Inês”, da Companhia de Teatro Profissional “Jangada”, no dia 27 de março de 2023, em Lousada.
Apresentação da peça com os alunos do 10.º A “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente inserida na comunicação “O Teatro de Improviso no Agrupamento de Escolas de São Bento” Seminário Internacional- Memória Coletiva, Instituições e dinâmicas culturais - ICS Uminho, no dia 17/04/23.
Apresentação pública do projeto na Feira do Livro de Vizela (19 de maio de 2023): “Dar voz à memória literária”.