No ano letivo 2023/2024, com a Palavra Dita os alunos, no 11.º ano, foram desafiados a trabalhar a palavra através da declamação, do spoken word. Assim, foram dinamizadas sessões de escrita criativa, que consistiram na produção da letra, para uma canção, promovendo, desta forma, a criatividade e o estabelecimento de laços afetivos com a escrita e a leitura, tendo como ponto de partida um género musical, o rap.
O rapper João Nina foi o responsável pelo arranque dos workshops de escrita criativa e pelo acompanhamento dos alunos durante todo o processo que culminou num espetáculo.
A primeira sessão “Pensar com o Outro”, tendo como tema “A Liberdade de Expressão”, decorreu na biblioteca escolar.
Com o tema "Liberdade de expressão", os alunos iniciaram o desafio de escrita de estrofes que, no final, constituíram a letra de um rap. Como forma de motivação/inspiração, a produção escrita foi acompanhada, em som muito baixo, do respetivo beat/música.
Foram sessões muito produtivas e dinâmicas, verificando-se um envolvimento muito positivo por parte dos alunos.
O rapper João Nina dinamizou a sessão "Associação do texto à música", com as três turmas do 11.º ano do aeSB.
Procedeu-se à seleção voluntária dos alunos que cantarão as estrofes, sendo que todos ficaram convocados para dar voz ao refrão. Esta sessão foi igualmente acompanhada pelo respetivo beat, o que motivou, uma vez mais, o público escolar. Definiu-se, ainda, a ordem de entrada dos alunos na música que, neste dia, já cantaram ao microfone.
Foi uma sessão bastante dinâmica, sendo notório o espírito de união!
No dia 23 de abril, a comunidade educativa foi brindada com a apresentação das canções das três turmas do 11.º ano, e com atuações de alguns alunos do ensino secundário do nosso agrupamento, que em muito enriqueceram esta celebração.
Muitos parabéns a todos que, direta ou indiretamente, tornaram este fantástico espetáculo possível!