OBJETIVOS
Os novos desafios que a educação enfrenta, exige uma resposta robusta por parte da escola que integra duas vertentes essenciais:
-Formação e desenvolvimento de competências dos professores
- Pedagogias inovadoras e motivadoras capazes de desenvolver nos alunos as competências do século 21.
Depois de analisarmos os resultados do trabalho desenvolvido pelo nosso Agrupamento apresentados pela Equipa de Autoavaliação apoiada pela Universidade do Minho, que é o nosso amigo crítico, concluímos que as necessidades mais prementes do Agrupamento se incluem nos seguintes eixos:
1. Potenciar a transição digital
É necessário melhorar a qualidade da educação preparando a transição digital, melhorando as competências e capacidades de alunos e professores. Pretendemos assegurar um corpo docente mais qualificado que promova uma educação de elevada qualidade
2. Promover a inclusão e diversidade, assegurando a igualdade de oportunidades.
O facto de temos alunos em risco de exclusão social (cerca de 6,5% dos nossos alunos) que vivem em Instituições e também alunos oriundos de outros países (21 nacionalidades.
104 alunos= 8,7% ) e alunos com Necessidades Especiais, exige que o Agrupamento continue a procurar novas estratégias e metodologias pedagógicas que apoiem estes alunos de forma inclusiva. garantindo que todos têm igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas e formativas.
3. Aplicar novos métodos de avaliação como promoção das aprendizagens, em particular na forma de dar feedback aos alunos.
Pretendemos aprender a aplicar novas formas de avaliar de forma a promover a reflexão sobre a qualidade do trabalho desenvolvido por cada aluno, para avaliar se atingem os objetivos e os critérios definidos. Levar os alunos a reconhecerem os pontos fortes e os pontos fracos do seu trabalho permitirá que estes invistam nos aspetos menos positivos e, assim, melhorarem os resultados da sua aprendizagem.
4. Reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa através da Internacionalização do Agrupamento e promover o desenvolvimento de competências a nível da língua inglesa.
Neste último eixo pretendemos projetar a imagem da Organização como um exemplo de inovação, dando enfase à sua dimensão internacional, e criar oportunidades para o pessoal docente desenvolver as suas competências linguísticas de forma a estarem aptos a participarem e acolher alunos/docentes em futuros intercâmbios europeus. Trabalhar em ambientes multiculturais e conhecimento de novas culturas.
A frequência de cursos estruturados permitirá aos professores melhorarem as suas competências nos eixos acima referidos e, consequentemente, contribuírem de forma positiva na resolução dos problemas identificados. Desta forma estaremos, sem dúvida a promover a aquisição de estratégias de ensino inovadoras e motivadoras, contribuindo para a formação de um corpo docente altamente qualificado que possa aplicar pedagogias inovadoras que desenvolvam nos alunos as competências do século XXI