O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas tem duas Unidades de Ensino Estruturado (Escola EB 1 de Coselhas e Escola Sede)
Também as Escolas Básicas do 1º ciclo da Conchada e de Santa Cruz obrigam à execução de programas educativos especiais e adequados ao seu público. Recordemos que alguns alunos se encontram sinalizados pela CPCJ e 10 beneficiam de apoio da equipa da educação especial, por revelarem problemas de aprendizagem e pertencerem, em muitos casos, a famílias disfuncionais.
Dadas as características do público escolar, pretende-se tornar a biblioteca da escola sede e a biblioteca da Escola Básica de Coselhas e ainda a biblioteca da Escola Básica de Santa Cruz (não incluida na Rede de BE) , bibliotecas inclusivas, locais que possam ser frequentados por todos, que disponibilizem recursos documentais, equipamento informático (hardware e software) acessível a todos os alunos.
Também na Escola Básica da Conchada, é urgente que, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, se remodele o contentor existente nas traseiras do edifício, de modo a que seja um espaço adequado para que todos os alunos aí possam ler, escrever ou usar um computador, como se de uma verdadeira biblioteca se tratasse.
- Explorar as funcionalidades dos tablets através de recursos pedagógicos disponíveis em plataformas educativas digitais de promoção da leitura e de software educativo desenhado para crianças com perturbações do espectro do autismo.
- Desenvolver as competências da leitura e da literacia da leitura através de atividades regulares de leitura, reflexão, compreensão e (re)criação /escrita de textos multimodais digitais.
- Dinamizar atividades de leitura e escrita, com uma periodicidade regular/quinzenal , através da equipa da biblioteca e do professor bibliotecário em particular nas EB1 de Santa Cruz e Conchada.
- Dotar a Escola Básica da Conchada de uma pequena Biblioteca, com livros, jogos e material informático actualizado.
- Reconhecer a importância de atividades, normalmente dinamizadas pelas BE, como concursos internos e externos, encontro com escritores, na formação e desenvolvimento das crianças.
- Numa primeira fase de inclusão digital, em contexto de sala de aula, nas Unidades de Ensino Estruturado e nas bibliotecas escolares do agrupamento, os alunos terão a oportunidade de explorar as funcionalidades dos tablets através de atividades de leitura e escrita com recursos pedagógicos disponíveis em plataformas pedagógicas digitais de promoção da leitura como o “Cata-Livros” da Casa da Leitura, a biblioteca digital do PNL, o Portal das Escolas, o Observatório da Língua Portuguesa e outros recursos digitais adaptados .
- Numa segunda fase, com o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, pretende-se desenvolver atividades diversificadas de leitura, ilustração e escrita de diversos tipos de textos para o desenvolvimento das competências e literacias da leitura e da informação, com a criação de e-books com ferramentas digitais em acesso livre e também com “software” a adquirir ou facultado pela empresa parceira de telecomunicações.
- Numa terceira fase, os alunos partilham os textos lidos e/ou criados com os colegas a publicar no blogue das BE, segundo os seus temas de interesse.
Nas EB1, pretende-se que as atividades de leitura, escrita e ilustração sejam realizadas com uma periodicidade quinzenal e que a participação em concursos internos ou externos, encontros com escritores e ilustradores sejam diferentes. Estas actividades devem ser encaradas como medidas promotoras do sucesso escolar.
Alunos que estão integrados nas Unidades de Ensino Estruturado do Agrupamento ou que beneficiam de apoio das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva.
Alunos que estão sinalizados pela CPCJ e que estejam abrangidos pela Ação Social Escolar.
Reforço do fundo documental da Escola Sede e/ou aquisição de dispositivos móveis de leitura e de Software educativo: “Palavras Cruzadas Mágicas”, “Continuar a Aprender Palavras”, “INVENTO 2”, “1,2,3”, a título de exemplo. Software para SPC (Símbolos de Comunicação Pictórica). Equipamento: 4 tablets ; 1 computador portátil
Associação Portuguesa das Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - APPDA de Coimbra Câmara Municipal de Coimbra; Biblioteca Municipal de Coimbra
2017/2018
fevereiro
- Reuniões de planificação das atividades a desenvolver com a equipa da Biblioteca Escolar e equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.
- Apresentação do Concurso Nacional de Leitura;
- Divulgação do Desafio Municipal de Poesia ("Há poesia na escola";
- Realização de um ateliê de poesia;
- Produção textual;
- Fase de inclusão digital (Unidades de Ensino Estruturado).
março
- Reunião com a Câmara Municipal com vista à remodelação do espaço para acolher a Biblioteca, na EB1 da Conchada.
- Comemoração do Dia Mundial da Poesia. - Fase de inclusão digital (Unidades de Ensino Estruturado).
abril
- Promoção da saúde Oral (Programa SOBE)
- Fase de inclusão digital (Unidades de Ensino Estruturado).
maio
- Realização de Oficina de Escrita Criativa
junho
- Avaliação, tendo por base as participações dos alunos
2018/2019
setembro/outubro
- Reuniões de planificação das atividades a desenvolver com a equipa da biblioteca escolar e equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Comemoração do dia Mundial da Alimentação
novembro
- Dinamização de atividades de leitura com vista à produção de textos, que serão publicados no Blogue da BE, no espaço específico para o efeito;
- Concurso interno de escrita: a produção de um conto.
dezembro
- "Há poesia na escola"- poema de tema livre
janeiro
- Apresentação do Concurso Nacional de Leitura.
março
- Comemoração do Dia Mundial da Poesia.
abril
- Projeção de filme selecionado e debate.
maio
- Exposição dos trabalhos realizados no quadro do projeto.
junho
- Avaliação com a participação de todos os envolvidos no projeto.
Ao longo da duração do projeto:
- Dinamização de atividades de leitura, escrita e ilustração nas EB1 de Santa Cruz e Conchada e nas Unidades de Ensino Estruturado, através da mobilização de recursos pedagógicos digitais para alunos apoiados pela equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.