O Agrupamento de Escolas Martim de Feitas colabora também com o Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) no 2º e no 3º ciclo. Uma equipa multidisciplinar acompanha individualmente os alunos cujo internamento é mais prolongado. Este apoio, ainda que condicionado pelas condições de saúde dos alunos, tem sido sistemático desde há duas décadas.
Podemos afirmar que um dos seus principais propósitos é permitir que a reintegração na vida escolar, após o período de internamento, decorra em melhores condições, permitindo que o corte com a vida escolar não seja tão abrupto, que não haja um tão grande desfasamento das matérias letivas e um afastamento da vida académica.
Acreditamos, também, que a Biblioteca Escolar pode desempenhar um papel fundamental junto destes alunos, na medida em que a leitura, como é sabido, pode coadjuvar as terapêuticas aplicadas aos diferentes pacientes, ao influir no estado psicológico e anímico das crianças, na medida em que é uma ocupação que pode proporcionar satisfação.
A principal estratégia assentará na mobilização de voluntários de leitura (recrutados em parte no grupo de professores aposentados do agrupamento ) e nas atividades de dinamização de leitura, escrita e ilustração a realizar quer nas enfermarias, quer na Mediateca do Hospital Pediátrico, para as crianças que aí se possam deslocar. Prevemos que as mesmas tenham uma periodicidade mensal, podendo existir interação através de um canal digital, com outros alunos da escola Sede (atividade que terá maior desenvolvimento no ano letivo 2018-19)
De igual modo, também se pretende reforçar os recursos existentes na mediateca. A haver um reforço do fundo documental da Escola Sede será possível pôr em prática o projeto das "malas andarilhas". Também, no caso vertente, os dispositivos móveis de leitura ou tablets poderiam facilitar este processo, permitindo o acesso à leitura de e-books, e promovendo a leitura em formato digital, essencial aos jovens nos dias de hoje.
Alunos do 2º e 3º ciclos em internamento mais prolongado.
Reforço do fundo documental da Escola Sede e/ou aquisição de dispositivos móveis de leitura.
Fundo documental: Ml - 40 documentos da classe 8: 5 da classe 9 e 10 da classe 5; MNL - 10 ebooks ; equipamento - 4 tablets
Ministério da Saúde, Biblioteca Municipal e Câmara Municipal de Coimbra
Uma vez que o público deste projeto são alunos do 2º e 3º ciclos em internamento mais prolongado, mas para os quais não é possível delinear um programa a longo prazo, o programa foi pensado em etapas:
Assim como tem acontecido ao longo dos anos no Dia Mundial da Poesia, a escola, através de biblioteca escolar, terá uma presença mais ativa com atividades entre pares: leitura dramatizada de histórias, apresentação de pequenas coreografias ou músicas (preparadas pelos alunos da escola Martim de Freitas para apresentação aos colegas internados )