Como já foi referido, o Agrupamento é também responsável pela colocação de recursos docentes no Centro Educativo dos Olivais (CEO), no âmbito de um protocolo estabelecido com o Ministério da Justiça.
Esta instituição judiciária acolhe jovens em regime fechado e semi-aberto que se encontram dentro da escolaridade obrigatória.
Atendendo ao facto de se encontrarem a cumprir medidas tutelares educativas e penas, são os docentes que se deslocam ao Centro Educativo dos Olivais para que estes alunos possam prosseguir os seus estudos, normalmente, em regime modular.
Acreditamos que a BE pode desempenhar também um papel significativo na educação destes jovens, estimulando e criando hábitos de leitura, promovendo uma melhor compreensão da vida e do mundo e uma cidadania responsável.
- Alicerçar a cooperação entre a escola sede e o Centro Educativo dos Olivais, através da BE e da dinamização de atividades que possibilitem a promoção da competência da leitura, com vista a uma cidadania mais responsável.
- Promover junto dos alunos do CEO o estímulo à participação em concursos internos e externos ( Concurso Literário, Concurso Nacional de Leitura, Concurso de Poesia da BMC), a partilha de escritas com alunos da escola sede e a circulação de baús com livros e filmes.
A metodologia assentará, antes de mais, numa estreita colaboração entre os docentes da Escola Sede e os docentes colocados no CEO. Tal permitirá a dinamização de actividades de leitura, escrita e ilustração significativas para os alunos. De igual modo, a circulação de baús permitirá o contacto com livros adequados à idade e interesses dos discentes.
Relevante, será também a participação em concursos externos pela ligação que propicia com o mundo exterior, muito importante se considerarmos a sua inserção na vida em sociedade.
Jovens em regime fechado e semi-aberto, que se encontram dentro da escolaridade obrigatória, a cumprir medidas tutelares educativas e penas e medidas alternativas à prisão.
Reforço do fundo documental (ML): livros de literatura infanto-juvenil, nomeadamente fantasy, e filmes adequados à faixa etária.
Fundo Documental: Ml: 40 documentos da classe 8: 5 da classe 9 e 10 da classe 5
Ministério da Justiça, Biblioteca Municipal e Câmara Municipal de Coimbra
Atividades a desenvolver
2017/2018
fevereiro
- Reuniões de planificação entre a equipa de docentes do CEO, a direção e a BE da escola sede, com vista à planificação das atividades a desenvolver de forma pormenorizada;
- Apresentação do Concurso Nacional de Leitura, divulgação do Desafio Municipal de Poesia "Há poesia na escola"
março
- Circulação dos baús de leitura.
abril
- Dinamização de atividades de leitura (dirigida a todos os alunos, mas em pequenos grupos de acordo com as normas internas da instituição);
- articulação com os professores que se encontram no CEO.
maio
- Realização de Oficinas de Escrita (dirigida a todos os alunos, em pequenos grupos de acordo com as normas internas da instituição).
junho
- Avaliação, tendo por base as participações dos alunos.
- Circulação dos baús de leitura
2018/2019
setembro / outubro
- Reuniões de planificação entre a equipa de docentes do CEO, a Direção e a BE da escola sede, com vista à planificação das atividades a desenvolver no segundo ano do projeto.
novembro
- Dinamização de atividades de leitura com vista à produção de escritos, que serão publicados no Blogue da BE, no espaço específico para o efeito (dirigida a todos os alunos, mas em pequenos grupos de acordo com as normas internas da instituição).
- Circulação dos baús de leitura/ filmes
- Concurso interno de escrita: a produção de um conto.
dezembro
- Dinamização de atividades de leitura (dirigida a todos os alunos, mas em pequenos grupos de acordo com as normas internas da instituição).
- Participação no Desafio Municipal de Poesia ("Há poesia na escola"- poema de tema livre)
janeiro
- Apresentação do Concurso Nacional de Leitura.
fevereiro
- Sessão sobre " Semana da Memória das Vítimas do Holocausto"
- - Exposição itinerante sobre o Holocausto.
- - Projeção de um documentário sobre a vida e obra de Anne Frank
março
- - Dinamização de atividades de leitura (dirigida a todos os alunos, mas em pequenos grupos de acordo com as normas internas da instituição).
abril
- -Projeção de filme selecionado e debate
- Circulação dos baús de leitura/ filmes
maio
- Exposição dos trabalhos realizados no quadro do projeto.
junho
- Avaliação com a participação de todos os envolvidos no projeto