Dados recolhidos na SELFIE 2023
Comparação entre os dados recolhidos nas SELFIE 2021 e 2023
Aplicou-se no agrupamento a SELFIE, entre os dias 22 de maio de 2023 e 2 de junho de 2023, tendo a taxa de participação nos questionários atingido, para todos os públicos-alvo, o valor mínimo exigido.
Da leitura dos dados obtidos, através das respostas dadas pelos participantes, constatou-se que em todas as áreas analisadas (A - Liderança, B - Colaboração e trabalho em rede, C - Infraestruturas e equipamentos, D - Desenvolvimento profissional contínuo, E - Pedagogia: apoios e recursos, F - Pedagogia: aplicação em sala de aula, G - Práticas de avaliação e H - Competências digitais dos alunos) os resultados obtidos foram francamente positivos, variando, esses valores, entre um mínimo de 3,4 na área G - Práticas de avaliação e um máximo de 4,1 na área E - Pedagogia: apoios e recursos, numa escala de 1 a 5.
Acresce ainda que a média de classificação foi positiva, em todas as questões colocadas. No entanto, considerou-se importante realçar as questões que apresentaram pontuação mais baixa:
Questão A4 (Tempo para explorar o ensino digital), com uma pontuação de 3,0;
Questão A6 (Participação das empresas na estratégia), com pontuação de 3,0;
Questão C17 (Base de dados de prestadores de formação), com pontuação de 3,0;
Questão G6 (Feedback aos outros alunos), com pontuação de 3,1;
Questão C3 (Acesso à internet), com pontuação de 3,2.
Estas pontuações não surpreenderam a equipa, que ao longo dos 2 anos da vigência do PADDE, foi recebendo, em especial dos professores, informações sobre a falta de tempo para realizar todas as tarefas solicitadas, refletindo-se essa falta de tempo, também, para a exploração dos conteúdos digitais. Também, como consequência da falta de tempo dos professores, foi identificada alguma dificuldade em dar, atempadamente, o feedback aos alunos.
No que diz respeito à interação com as empresas (questões A6 e C17), embora exista uma base de dados do tecido empresarial com o qual a escola articula, sobretudo no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho dos cursos profissionais, verificou-se insuficiências na interação entre a escola e as empresas, sendo que foram os professores que responderam na qualidade de dirigentes, quem classificou como mais negativa essa interação.
Por último, mas muito importante, verificou-se que o acesso à internet disponibilizado na escola já não corresponde às atuais necessidades/ exigências e até dificulta a implementação de atividades digitais. A proliferação de dispositivos móveis (portáteis e smartphones), bem como a sua, cada vez mais, disseminada utilização em sala de aula, veio colocar a descoberto a inadequação/ fragilidade do atual acesso à internet.
Fazendo a comparação entre os resultados obtidos nesta SELFIE e na realizada em 2021, constatou-se que em todas as áreas o agrupamento apresenta melhorias. Este facto vem sublinhar a adequação das medidas propostas no PADDE 2021-23. Também se verificou uma melhoria nos resultados obtidos em quase todas as questões colocadas na SELFIE, com exceção de algumas questões relacionadas com a área C - Infraestruturas e equipamentos, nomeadamente:
Questão C1 (Infraestruturas), com uma descida de 0,1 pontos;
Questão C3 (Acesso à internet), com uma descida de 0,6 pontos;
Questão C5 (Apoio técnico), com uma descida de 0,2 pontos.
Assim é necessário que a escola invista nestas áreas, que estão relacionadas entre si, sendo que uma das medidas poderia passar por uma maior utilização dos acessos individuais à internet, fornecidos com os kits tecnológicos, em detrimento do acesso através da rede de internet sem fios da escola.