Caracterização

O atual agrupamento é constituído pelos extintos Agrupamento Vertical de Escolas de Moncarapacho (AVM), Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio (AVJL) e Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (ESFFL), num total de 6 estabelecimentos escolares

A comunidade escolar é constituída por:

O agrupamento procurou sempre ser uma referência no geral e, nas questões digitais em particular. Iniciou o processo de transição digital há mais de 20 anos, de forma progressiva e de acordo com as ferramentas que iam sendo desenvolvidas. O seu primeiro plano digital foi criado aquando do Plano Tecnológico da Educação. Nessa altura, era um documento avulso, na atualidade, encontra-se incluído no Plano Anual de Atividades do agrupamento, conseguindo, assim, ser mais transversal e mais disseminado. Para além do plano digital, o agrupamento tem também definida uma política interna para a uniformização de procedimentos e cumprimento dos princípios definidos no regime geral de proteção de dados.

Nunca esquecendo o território (TEIP) em que o agrupamento se insere e sempre com o propósito de fazer mais e melhor, procura-se que o digital assuma um papel de parceiro nas práticas pedagógicas em particular e na prestação de serviços em geral. Assim, a promoção das dinâmicas de trabalho colaborativo nos vários serviços e valências, o reforço na utilização de recursos educativas digitais (RED) e de recursos educativos abertos (REA), bem como o desenvolvimento de uma escola inclusiva e promotora de uma cultura e cidadania digitais são os principais objetivos a alcançar.