Dia um, 12 de fevereiro
O primeiro dia da mobilidade de alunos, no âmbito do projeto de acreditação, "A More Healthy and Active School" começou bem cedo com uma visita às instalações da escola Skogstorpsskolan. Logo aí pudemos perceber que as condições climatéricas não são impeditivas das brincadeiras no exterior, para os mais novos e das conversas, também cá fora, entre os mais velhos.
Os alunos acompanharam os seus mentores (alunos da escola que os acolheram em casa durante esta semana) nas aulas, no almoço na cantina e nas demais atividades desenvolvidas ao longo do dia na escola e no dia-a-dia das famílias.
Os professores acompanhantes puderam também frequentar algumas aulas das suas disciplinas, nomeadamente, Religião, História e Geografia (Ciências Sociais e Humanas) e Biologia e Matemática, incluindo uma aula especial de preparação de alunos para o exame de Matemática de Cambridge.
O dia de escola termina relativamente cedo, por volta das 15h, o que permite que os alunos e professores regressem a casa a tempo de usufruírem de tempo de qualidade em família, com algumas atividades ligadas ao desporto, por exemplo. É uma diferença assinalável em relação ao nosso sistema de ensino e de trabalho, que prolonga o dia por muitas horas, restando pouco tempo para estar em casa.
Dia dois, 13 de fevereiro
O dia de hoje começou na escola, em aulas e bem pintado de branco. Seguiu-se um almoço na cantina que funciona de maneira diferente da nossa realidade. Na Skogstorpsskolan a cantina funciona como um bufete, com dois pratos à escolha, incluindo uma opção vegetariana, inúmeras saladas e cada aluno serve o seu prato.
Nevou o dia todo, mas isso não nos impediu de ver outras formas de trabalhar em sala de aula. O resto do dia foi passado em Estocolmo, numa visita cultural que incluiu o Museu Vasa, onde está o Vasa, o navio do século XVII mais bem preservado que existe em todo o mundo e um passeio pelo centro histórico desta fantástica cidade.
Dia três, 14 de fevereiro
O terceiro dia da mobilidade de alunos, no âmbito do projeto de acreditação “A More Healthty and Active School” ficou marcado pelo aniversário da nossa Lúcia, que completou 13 voltas ao sol e teve direito a uma surpresa!
O dia foi assinalado ainda pela presença da equipa acompanhante dos alunos em aulas de economia doméstica, onde todos os alunos aprendem a cozinhar e a gerir o orçamento de uma casa, fazendo uma verdadeira preparação para a vida ativa. Estas aulas funcionam a partir do 6.º ano e são uma mais valia para todos, uma vez que permitem aprendizagens importantes sobre a gestão do orçamento familiar e as rotinas de uma casa e atenuam diferenças de género, dado que são frequentadas de igual forma por rapazes e raparigas. A escola dispõe de cozinhas todas equipadas para o normal desenrolar deste tipo de atividades letivas.
Após um dia intenso de trabalho houve ainda tempo para um passeio à descoberta de Eskilstuna, uma simpática cidade.
Dia quatro, 15 de fevereiro
O quarto dia da mobilidade de alunos, no âmbito do projeto de acreditação, "A More Healthy and Active School", foi passado na escola da floresta. A escola da floresta fica localizada numa reserva natural, é gratuita e garante inúmeras atividades na natureza para todos os alunos da região. O funcionamento desta escola da floresta, da responsabilidade do município de Eskilstuna, é assegurado por técnicos que garantem a realização de actividades de outdoor learning para todas as idades, abrangendo alunos das escolas públicas e privadas da região.
Hoje os nossos alunos, juntamente com uma turma de sétimo ano, aprenderam sobre o fogo, a sua descoberta e história e a forma como moldou a humanidade. Claro que a par destas aprendizagens houve ainda tempo para brincadeiras na neve, desenhos e um churrasco! Um dia diferente, na floresta!
Dia cinco, 16 de fevereiro, o regresso
Em dia de despedida da mobilidade de alunos, no âmbito do projeto de acreditação, "A More Healthy and Active School", houve tempo para aulas de Química e História, seguidas de um "friday swedish fika", a pausa para café e lanche muito importante para os suecos, para descansar e confraternizar um pouco.
Os alunos ainda tiveram oportunidade de vivenciar mais uma experiência diferente, patinagem no gelo, acompanhando os alunos das turmas de oitavo ano da Skogstorpsskolan. Esta actividade realiza-se pelo menos uma vez por ano para as diferentes turmas da escola.
Seguiu-se a viagem de comboio e avião, num merecido regresso a casa, e com o reconhecimento de que as experiências Erasmus são únicas e permanecem connosco para sempre.
Alunos e professores fizeram um balanço muito positivo desta aventura por terras suecas. Pudemos conhecer uma realidade diferente da nossa e assim que chegamos à escola partilhámos com a comunidade tudo aquilo que vivenciámos e aprendemos, numa semana de carnaval diferente do habitual!