Dia 1
O primeiro dia do job shadwing em Inčukalns na Letónia começou bem cedo. De comboio até à estação e uma caminhada até à escola para a receção oficial pela diretora e subdiretora.
Tour pela Esola visitando algumas salas de aulas do primeiro ciclo, a biblioteca onde foram desenvolvidas atividades de leitura aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Almoço na escola e depois uma aula de EF do 3°ano. De seguida houve uma reunião com professores da escola, onde foram apresentados os sistemas educativos de Portugal e da Letónia a fim de analisarmos as semelhanças e diferenças dos dois países. Houve ainda tempo para visitar a piscina e um jardim de infância com 150 alunos de idades compreendidas entre um e seis anos. E já era noite na Letónia quando apanhei o comboio de regresso ao hotel.
Dia 2
Segundo dia de job-shadowing: Aqui em Incukalns o dia começa bem cedo. A manhã foi toda preenchida com a observação de aulas: Inglês 2°ano, Matemática 4°ano, Língua materna (Letão) e Ciências.
No primeiro ciclo todas as aulas têm a duração de 40 minutos seguidas de um intervalo de 10 minutos. A meio de cada aula os professores colocam um pequeno vídeo com uma canção gestual que os alunos imitavam para os ajudar a relaxar e melhorar a concentração.
Foram aulas que me deram prazer assistir, participar e debater algumas ideias sobre didáticas e pedagogias aplicadas.
O dia contemplou ainda uma visita guiada à capital Riga para conhecer um pouco da história e cultura da Letónia.
O terceiro dia da mobilidade foi o mais intenso e com muitas atividades em sala de aula: turmas: 3° B – Língua Letã; 3° A – Língua Inglesa; 2° B – Matemática;1° A – Artes Visuais.
Todas as aulas foram dinâmicas e com a partilha de saberes entre os professores. Foram utilizadas técnicas e metodologias diversificadas para fomentar a motivação, a participação e execução das tarefas por parte dos alunos. A tarde foi dedicada às atividades culturais da escola e da comunidade. A escola de música, arte e dança são pagas pelos encarregados de educação. São aulas individualizadas de pintura, dança e música. Houve tempo para uma demonstração e execução de peças de piano e violino, executados por estes alunos. Nestes horários a escola também oferece atividades para os restantes alunos.
Na localidade há um pequeno museu sobre a história de Incukalns onde todas as peças aí existentes são fruto da recolha e doação da população ao museu. Já era bem tarde… muito frio e neve quando o dia terminou.
Último dia na Letónia. O dia começou com a observação de aulas de três turmas: Ciências Sociais do 1° ano, Música 2°B e Artes Visuais 3°A. As atividades foram planeadas para me dar a conhecer um pouco mais sobre a Letónia. O 1° ano trabalhou a independência do país e as festividades nacionais por meses. Na aula de música entoaram uma canção com o “Bom dia” e fizeram batimentos rítmicos com partes do corpo e com instrumentos. O grupo do 3° ano, em artes visuais, desenharam e pintaram o mapa da Letónia e no seu interior colaram os símbolos característicos do país, que dizem dar boas energias a todos, oferecendo-me os seus trabalhos no final da aula.
Em todas as aulas houve partilha de comentários com as colegas sobre as técnicas utilizadas, as temáticas abordadas e a avaliação formativa dos alunos. No final da manhã houve uma reunião com a direção e os professores envolvidos neste projeto.