O ITC é uma instituição de educação de adultos para formação contínua de professores, criada pelo Ministério da Educação checo e inscrita no registo escolar.
O ITC atua no mercado de educação de adultos desde 1996 e tem dezessete anos de experiência no campo da educação, com especialização em métodos de ensino inovadores para professores e especialistas em educação de toda a UE.
O ITC é uma empresa moderna e dinâmica, com longa tradição e experiência organizacional profissional. A missão do ITC é oferecer ensino de idiomas de boa qualidade juntamente com outros cursos em diversas áreas.
O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA, em inglês UDL) é uma estrutura educacional inovadora enraizada na ciência da aprendizagem. Assenta no princípio de que um modelo único não funciona para todos.
Este curso pretendia “mergulhar” nas estratégias para apresentar informações diversificadamente, oferecendo vários caminhos para a expressão dos alunos e envolvendo-os de forma eficaz. Ao abraçar o DUA, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem flexíveis que atendam às necessidades individuais, garantindo que cada aluno tenha igualdade de oportunidade de sucesso. Ao integrar os princípios do UDL, este curso ajuda os professores a desbloquear o potencial de todos alunos, com ênfase especial em acomodar diversas necessidades de aprendizagem, habilidades e origens culturais.
Pretende-se aprender sobre estratégias para promover a criatividade, coordenar estratégias envolventes e integrar perfeitamente TODOS os alunos em um ambiente de aprendizagem unificado e inclusivo.
Resultados esperados de Aprendizagem
● Dominar técnicas para ensinar eficazmente em diversas salas de aula, parendendo a promover a inclusão e uma sociedade ativa
● Compreensão abrangente dos princípios do DUA e sua aplicação na sala de aula.
● Habilidades para organizar um ambiente de aprendizagem inclusivo que atenda a diversas necessidades de aprendizagem
● Melhorar a aplicação dos princípios do UDL para criar experiências de aprendizagem envolventes e acessíveis para todos os alunos.
● Aprender como aproveitar as TIC para impulsionar mudanças de modernização, alinhando-se com o princípio UDL de usar vários meios de representação
● Aprender a motivar, orientar e avaliar eficazmente para reduzir o baixo desempenho em competências básicas, promover a aprendizagem entre pares, intercâmbio e participação ativa na educação.
● Aprender a motivar, orientar e avaliar os alunos de forma eficaz para minimizar as lacunas de desempenho.
● Refletir e desenvolver competências pessoais e profissionais. Ganhar confiança na promoção de produtos inovadores e pedagogias que respondam à diversidade social e cultural, aderindo ao espírito do DUA.
● Estabelecer contactos com educadores de diversas nacionalidades da UE, participando em experiências de aprendizagem interculturais, trocando ideias e construindo uma base para a futura cooperação internacional dentro da estrutura do DUA.
● Obter uma compreensão mais ampla das práticas, políticas e sistemas educacionais de diferentes países.
● Enriquecer as habilidades de comunicação, melhorar as competências em línguas estrangeiras, expandir o vocabulário profissional e promover a ampla diversidade linguística da EU.
Após uma breve apresentação dos formandos constituídos por professores de Portugal, Espanha, Chipre e Itália, foi feita uma atividade prática de motivação/ estimulo para o enquadramento teórico e evolutivo do método UDL (Universal Design for Learning).
A abordagem visa conseguir que todos os alunos aprendam de acordo com as suas potencialidades e fragilidades. Para isso, os professores devem dar ferramentas diversificadas, incluir os alunos no processo, dando escolhas dos caminhos a percorrer de acordo o ritmo próprio.
Foi feita uma exploração e análise dos princípios do UDL com base em https://udlguidelines.cast.org/ .
A tarde foi um intercâmbio de ideias e culturas entre parceiros Erasmus+ e uma visita à cidade de Praga.
No segundo dia do curso refletiu-se sobre as diversas dificuldades de aprendizagem e praticamos várias técnicas e métodos para conseguir uma aprendizagem mais inclusiva. B-learning, flipped classroom, Chatgpt, Copilot, Alayna, Gamma entre outras.
A tarde foi dedicada a uma atividade de teambuilding através de estratégias de gamificaçâo com recurso a https://www.goosechase.com/ .
O dia foi dedicado à exploração de aplicações para o desenvolvimento da leitura e da escrita tal como https://classroomscreen.com/ , https://www.joinpressto.com/ , https://speechnotes.co/ e https://mizou.com/ entre outras que podem ser boas valências em sala de aula. Foram igualmente analisadas estratégias como a rotação de estações e a escrita criativa.
Após uma semana de formação sobre DUA, fomos levadas a refletir sobre a nossa prática enquanto docentes e a planificar um conteúdo de acordo com a metodologia assimilada ao longo das sessões. Este trabalho foi feito a pares e em grupos mistos e no final fez-se a partilha enriquecedora de ideias e estratégias.
No final procedeu-se à entrega dos certificados com a certeza que saímos mais enriquecidas.