Esta mobilidade desenhou-se no seguimento de um projeto do eTwinning “Let´s go green” desenvolvido entre o nosso agrupamento e o Istituto Comprensivo Chieri 1.
O dia iniciou-se cedo com uma visita à escola, onde começamos por percorrer os longos corredores, condizentes com o edifício antigo e imponente construído em 1933. No rés do chão estavam em aulas desde as 8h as crianças que ali também frequentam o ensino primário. Logo de seguida subimos com a coordenadora deste projeto ao 1º andar onde já se encontravam os nossos alunos juntamente com os italianos. Após os devidos cumprimentos, o diretor da escola juntou-se ao grupo para dar as boas vindas, naquilo que foi um momento informal e descontraído. Os alunos foram então divididos em 3 grupos para a realização da atividade, “Fruits§Veggies – Scavenger Hunt”, no mercado municipal de Chieri, um sítio muito colorido, cheio de vida e com uma vasta variedade de legumes, frutas, ervas aromáticas, flores e até vestuário. Houve uma particularidade que nos deixou encantadas: vermos os Alpes da entrada do mercado.
Da parte da tarde fizemos um “Treasure Hunt” pela cidade de Chieri, com atividades muito divertidas. Paragem obrigatória na Piazza Duomo, onde fica a catedral. Acabámos a tarde no átrio da igreja Matriz de Chiesa Di San Giorgio, o ponto mais alto de Chieri de onde se podia ver toda a cidade, cenário ideal para as muitas fotografias que tirámos. Foi um dia fantástico.
O segundo dia começou pardacento mas prometia sol e muito aventura. Seguimos bem cedo para aquela que já foi a primeira capital de Itália "la bela citá di Torino". As nossas mecenas levaram-nos ao mais alto edifício da cidade, Mole Antonelliana com os seus 167,5 metros de altura. Aí visitámos o emblemático Museu Nacional do Cinema. Para os amantes da 7a arte, foi sem dúvida a confirmação de que o cinema é feito de magia e sonho. Além disso, ofereceu-nos a vista panorâmica mais "incredibile" da também conhecida "pequena Paris". Se outras localidades italianas são mundialmente conhecidas pelos seus inúmeros encantos, Turim vence pela surpresa, jovialidade e imponência de quem outrora já foi cidade régia.
A tarde findou com os amantes do ciclismo a receber efusivamente os atletas da modalidade, na primeira etapa do Giro d'Itália.
Os nossos alunos ainda esperavam ver o ciclista português Rui Oliveira, mas a multidão era imensa naquele que é um dos desportos-rei de Itália.
Às 10h da manhã apanhámos o autocarro nº 30 rumo a Pino Torinese, de onde iniciámos uma caminhada no Superga Natural Park. Hoje entregámo-nos à natureza, deixámo-la exprimir-se à medida que caminhávamos, connosco em silêncio, a desfrutar dela em pleno. A tarefa que nos cabia era reparar na cor, ouvir os sons, tocar nas diferentes texturas, para imergirmos numa experiência sensorial. Assim fizemos.
Após a paragem para o almoço no parque de merendas, continuamos na floresta, desta vez com os alunos divididos em 3 grupos para recolhermos vários elementos naturais com as diversas texturas, outros que produzissem sons e ainda outros com vários de tipos de rocha. O objetivo desta atividade vai ser finalizado amanhã. Têm que aguardar!
Chegámos cansados, mas revigorados e com a certeza que nenhuma fotografia consegue transmitir o que sentimos perante a sumptuosidade das árvores, o encanto das cores, os cheiros, o harmonioso canto dos pássaros e os ramos sobrepostos a permitir apenas a luz entrecortada do sol. É a natureza sem a marca humana e, por isso, no seu estado mais puro.
O dia acordou chuvoso e frio! Mesmo assim, estávamos entusiasmados com as últimas atividades do projeto "Let's Grow Green".
Da parte da manhã os alunos tiveram tempo para pintar de cores diferentes as placas alusivas aos 5 sentidos e desenhar os insetos que têm um papel essencial na polinização e outros que fazem parte do ecossistema dos jardins.
Da parte da tarde, a chuva deu tréguas e permitiu que todos pusessem as mãos na terra e dessem forma ao hexágono com a ajuda dos alunos da escola primária e os materiais orgânicos recolhidos durante a caminhada de ontem, sem esquecer o "hotel" dos insetos.
O dia findou com a entrega dos certificados num convívio entre professores e alunos envolvidos.
"Grazie mille, Chieri"