Um pouco de história do nome do Centro Escolar Profª Filomena Mesquita
A Professora Filomena Mesquita (1912-1998) é uma figura incontornável na história da educação de Cabeceiras de Basto. Nascida em Refojos, iniciou a sua longa e notável carreira docente em 1931.
A sua dedicação distribuiu-se por duas fases: lecionou no ensino público durante 30 anos e, a partir de 1961, dedicou-se ao ensino privado no Colégio de S. Miguel de Refojos por mais 36 anos, onde deixou uma marca indelével em várias gerações de alunos até à sua reforma em 1997.
Em homenagem ao seu inestimável contributo, o município de Cabeceiras de Basto atribuiu o seu nome ao Centro Escolar Professora Filomena Mesquita, perpetuando a sua memória e legado junto das novas gerações.
Um pouco de história do Patrono do Centro Escolar Profª Filomena Mesquita
O patrono da Biblioteca deste Centro Escolar é o Profº Artur de Sousa Barroso
Nasceu 22 de abril de 1929, na Casa de Paredes, na freguesia de Refojos de Basto, deste concelho de Cabeceiras de Basto, foi professor do primeiro ciclo do ensino básico e Delegado Escolar do concelho de Cabeceiras de Basto.
Fez os estudos básicos entre as escolas primárias da Vila e de Chacim. Continuou depois os estudos preparatórios e liceais no Colégio de S. Miguel de Refojos, tendo ingressado no Magistério Primário, em Braga. Concluído o curso do Magistério Primário, em 1958, o Prof. Artur de Sousa Barroso, lecionou durante dezassete anos. Para além da sua atividade docente e de direção da Delegação Escolar, o Prof. Artur de Sousa Barroso foi autarca. Foi presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto e mais tarde, entre 1977 e 1989, assumiu o cargo de Vereador da Câmara Municipal. Foi agraciado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em 1993, com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio.
Faleceu a 15 de outubro de 1998 (https://shre.ink/5juw)