Um pouco de história:
Filomena Leite Machado Mesquita (27 de fevereiro de 1912 – fevereiro de 1998) nasceu em Chacim, na freguesia de Refojos, em Cabeceiras de Basto. Proveniente de uma família de professores, cedo se dedicou ao ensino: começou a lecionar em 1931, aos 19 anos, como regente escolar, e permaneceu no ensino público durante 30 anos. (Cabeceiras de Basto+1)
Em 1961, mudou para o ensino privado, trabalhando durante mais 36 anos no Colégio de S. Miguel de Refojos, até se reformar em 1997 com 85 anos. Cabeceiras de Basto Ao longo da sua longa carreira, Filomena Mesquita marcou várias gerações de cabeceirenses com seu compromisso com a educação.
Em reconhecimento a esse contributo, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu, em 2013, atribuir o seu nome ao novo Centro Escolar Prof.ª Filomena Mesquita, localizado na Rua do Olival do Cabido, em Refojos. (Cabeceiras de Basto+1) A inauguração ocorreu a 15 de fevereiro de 2013, numa cerimónia que contou com representantes do Ministério da Educação, da Câmara Municipal e da comunidade escolar. Cabeceiras de Basto
Este estabelecimento de ensino inclui o pré-escolar e o 1.º ciclo, acolhendo várias turmas e dispondo de moderníssimas infraestruturas: salas de expressão plástica, biblioteca, auditório, salas para professores, ludoteca, entre outros espaços educativos. (Cabeceiras de Basto)
A escolha do nome de Filomena Mesquita para esta escola é uma homenagem à dedicação de todos os professores primários, simbolizada pela figura de uma mulher simples, mas de reconhecido valor, que dedicou toda a sua vida ao ensino em Cabeceiras de Basto. (Cabeceiras de Basto+2Blogue do Minho+2)