Dia 1 – Dia Mundial de Luta Contra a SIDA
Esta data foi criada em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa surgiu num momento crítico, durante o auge da epidemia de HIV/SIDA, como uma forma de consciencializar a população global, promover ações de prevenção e apoiar as pessoas afetadas pela doença.
Este é o primeiro dia internacional de saúde pública estabelecido globalmente e continua a desempenhar um papel essencial na resposta à pandemia do HIV. Saber mais
Dia 2 – Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
Este dia foi criado em 2004 pela Organização das Nações Unidas, que estima que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.
Portugal foi dos primeiros países do mundo a abolir a escravatura: em 12 de Fevereiro de 1761, durante o reinado de D. José I, a escravatura foi abolida pelo Marquês de Pombal, na Metrópole e na Índia.
Dia 3 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em outubro de 1992, durante a Sessão Plenária Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência.
A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça“), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão . Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Dia 10 – Dia Mundial dos Direitos Humanos
O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas.
10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República (Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro).
Dia 18 – Dia Internacional do Migrante
Tendo em conta o número crescente de migrantes em todo o mundo, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou em 2000 o dia 18 de Dezembro como o Dia Internacional do Migrante.
Por recomendação do Conselho Económico e Social (decisão 2000/288 de 28 de Julho de 2000), a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 18 de dezembro Dia Internacional dos Migrantes (resolução 55/93 de 4 de dezembro de 2000), para assinalar a adoção da Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias (resolução 45/158).
Dia de Natal - 25 de dezembro
A tradição cristã conta que Jesus nasceu em uma manjedoura enquanto Maria e José fugiam do rei judeu Erodes, que ordenou a morte de todas as crianças nascidas na época para evitar a ascensão de um novo rei.
O nascimento do menino Jesus foi sinalizado pela estrela de Belém, sinal este no céu que três reis magos seguiram até encontrar o menino e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.
O dia 25 de dezembro foi a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus porque não se sabe ao certo quando terá acontecido.
Essa foi a forma encontrada pela Igreja Católica para tornar religiosa as festas romanas pagãs, que eram celebradas na mesma altura do ano, em comemoração ao solstício de inverno.
Dia de Todos os Santos
(1 de Novembro)
Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia primeiro de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.
No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos. Segundo a tradição, ela foi colocada neste dia, logo após 31 de outubro, porque os celtas ingleses (pagãos) celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).
Dia de Finados ou Fiéis Defuntos(2 de Novembro)
Dia de Saudosa Reflexão
O Dia dos Finados não é dia de tristeza nem lamúrias, como o é para aqueles que não tem fé, mas é dia de saudosa recordação, confortada pela fé, que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos finados não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo e atuante pela oração de sufrágio. A doutrina relativa aos finados põe em admirável luz a harmonia entre a justiça e a bondade de Deus Pai, de tal modo que também os corações mais frios não resistem hoje a um saudoso pensamento de piedade religiosa em favor dos irmãos falecidos.
Dia11 de novembro.
Este dia é uma das celebrações que marcam o outono, e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho também é lembrado como o Dia do Magusto.
As pessoas costumam se reunir para celebrar a data comendo castanhas, o magusto, e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal.
O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo.
Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.
Martinho de Tours, São Martinho, nasceu em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.
Por S. Martinho, semeia fava e o linho.
Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
No dia de S. Martinho, com duas castanhas se faz um magustinho.
Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.
14 de novembro.
O Dia Mundial da Diabetes
O propósito deste dia é consciencializar para as consequências negativas desta doença na vida dos cidadãos, sensibilizando-as para adotarem um estilo de vida saudável. Pretende-se, ainda, realçar a importância das políticas públicas para a prevenção e tratamento da diabetes.
A campanha 2024-26 terá o tema «Para uma vida melhor com diabetes» destaca o caminho para a mudança no tratamento da diabetes que irá melhorar a vida e o bem-estar diários das pessoas que vivem com a doença. Este ano pretende-se chamar a atenção para o impacto da diabetes no bem-estar das pessoas que vivem com esta doença.
Este dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde. O dia escolhido remete para o aniversário de Sir Frederick Banting que descobriu a insulina, em parceria com Charles Best, em 1922. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas através da Resolução 61/255 da Assembleia Geral, a 20 de dezembro de 2006.
15 de novembro
Dia Internacional da Linguagem Gestual Portuguesa
O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
Neste dia os programas televisivos podem apresentar língua gestual, assim como se podem realizar cursos e outras iniciativas especiais a valorizar esta silenciosa língua. A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta língua possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
As Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Tolerância neste 16 de novembro. O Dia foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 1996, e destaca o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos.
A resolução foi adotada após o Ano da Tolerância das Nações Unidas, em 1995, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
Data, comemorada desde 1996, reforça compromisso em promover diversidade cultural; políticas de tolerância reconhecem direitos humanos universais e liberdades fundamentais.
17 de novembro
Esta data visa sensibilizar para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco.
Celebra-se, dia 17 de novembro, o Dia Nacional do Não Fumador. A efeméride foi criada por uma Resolução do Conselho de Ministros (Resolução n.º 35/84, de 11 de junho), que instituiu esta comemoração anual.
A data pretende celebrar a saúde e felicitar todos os Portugueses que decidiram não fumar, sensibilizando as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco.
Porque deixar de fumar pode ser desafiante e difícil, devido à dependência física e psicológica induzida pela nicotina, no Dia Nacional do Não Fumador, que se assinala a 17 de novembro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) destaca os 15 passos para ajudar a deixar de fumar e a evitar recaídas.
Estes 15 passos são um contributo para ter sucesso:
1 – Faça uma lista das razões que o/a levam a querer deixar de fumar.
2 – Conheça melhor os seus hábitos de fumar.
3 – Calcule quanto vai poupar se deixar de fumar.
4 – Fixe uma data para deixar de fumar.
5 – Comunique a sua decisão a quem o/a rodeia.
6 – Prepare-se para o Dia D.
7 – Treine mentalmente as estratégias para lidar com o desejo de voltar a fumar.
8 – No Dia D, primeiro dia sem tabaco, não volte a fumar, nem um único cigarro.
9 – Evite os momentos ou circunstâncias em que habitualmente fumava sempre um cigarro.
10 – Evite estar na proximidade de fumadores.
11 – Faça uma alimentação saudável. Não substitua o tabaco por comida.
12 – Aumente o seu nível diário de atividade física.
13 – Aprenda a recusar o tabaco se alguém lho oferecer.
14 – Guarde num local visível todo o dinheiro que está a poupar ao deixar o tabaco.
15 – Acaba de vencer! Celebre o sucesso!
Fonte: DGS
Este dia, celebrado a 20 de novembro, foi instituído em 1954 para promover a união internacional, a sensibilização para os direitos das crianças em todo o mundo e a melhoria do seu bem-estar. Esta data reveste-se de especial importância, pois assinala dois marcos históricos: em 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a👉 Declaração dos Direitos da Criança e, em 1989, a👉Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que apresentou um vasto conjunto de direitos fundamentais — civis, políticos, económicos, sociais e culturais — e define as responsabilidades dos Estados na sua aplicação. Desde 1990, esta data celebra tanto a Declaração como a Convenção, sendo a CDC o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história, consolidando-se como um pilar na defesa dos direitos das crianças.
O Dia Mundial da Saudação é comemorado no dia 21 de Novembro em aproximadamente 180 países.
Este dia tem como objetivo celebrar a importância de uma saudação na preservação da paz. O ato de saudar ou cumprimentar outra pessoa tem um forte significado e é capaz de apaziguar conflitos e criar ambientes saudáveis.
O Dia Mundial da Saudação (World Hello Day, em inglês) foi criado em 1973, por Brian McCormack e Michael McCormack, como uma resposta ao conflito entre o Egito e Israel.
Neste dia, todas as pessoas que gostariam de participar são encorajadas a saudar pelo menos 10 pessoas. Além disso, muitas pessoas aproveitam este dia para enviar mensagens para líderes mundiais, encorajando-os a utilizar medidas pacíficas para a solução de conflitos.
O Dia Mundial da Televisão assinala-se anualmente a 21 de novembro.
Este dia marca o reconhecimento da crescente importância que a televisão tem nos processos de tomada de decisão, através da atenção que atrai para temas como conflitos, ameaças à paz e à segurança. Assim, tendo em consideração o papel importante que este meio de comunicação tem na redefinição do foco em assuntos internacionais, a Assembleia Geral das Nações Unidas implementou este dia através da Resolução 51/205, a 17 de dezembro de 1996.
O Dia Mundial da Televisão não é tanto uma celebração da ferramenta, mas sim da filosofia que ela representa. A televisão representa um símbolo da comunicação e da globalização no mundo contemporâneo.
Este Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
24 de novembro.
O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
Neste dia realizam-se várias atividades, sobretudo nas escolas, onde se tenta despertar o interesse na ciência nos alunos, com a realização de experiências, a exibição de filmes sobre cientistas famosos, a realização de trabalhos de grupo, etc.