Olimpíadas de Química Júnior 2022
Organizadas pelo Departamento de Química da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), as “Olimpíadas de Química Júnior” constituem um concurso entre equipas de alunos de diferentes escolas da região, que pretende dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos do 8º e 9º anos e, também, aproximar as escolas básicas e as universidades.
No dia sete de maio, disputou-se a semifinal das Olimpíadas de Química Júnior, nas quais participaram duas equipas que representaram as Escolas Básica Prof. Carlos Teixeira e Silvares, acompanhadas pelas docentes Ana Paula Carvalho e Amélia Sousa, respetivamente. As diferentes equipas realizaram uma prova teórica e uma prova prática com questões relacionadas com a aplicação de conhecimentos gerais de Química. Os alunos da equipa da Escola de Silvares venceram a semifinal regional das Olimpíadas de Química Júnior e vão disputar a final nacional no dia quatro de junho, na Universidade do Porto. O Grupo de Física e Química congratula-se com esta vitória e parabeniza as duas equipas, acrescentando que independentemente do resultado alcançado, o mais importante é participar e festejar a Química.
Equipa de Silvares (vencedora):
Carla Margarida Silva Ferreira - 8ºBS
Catarina Queirós Pinto - 9º BS
Mariana Oliveira Moura- 9º AS
Equipa da CTX:
Isabel Sofia Costa Martins - 9ºB
Luís Manuel Leite Gonçalves - 9ºA
Rodrigo Gonçalves Barros - 9ºC
Olimpíadas de Física - Escalão A - 2022
A Sociedade Portuguesa de Física organiza anualmente as Olimpíadas Portuguesas de Física, que têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.
A 23 de abril, disputou-se em simultâneo em cinco regiões do País, a fase regional destas Olimpíadas, na qual participaram duas equipas que representaram as Escolas Básicas Prof. Carlos Teixeira e Silvares, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Independentemente dos resultados alcançados por cada equipa, os alunos mostraram o seu empenho e interesse. Esta atividade constitui mais uma oportunidade de convívio e de aprendizagem científica para todos. De acordo com os seus testemunhos, uma experiência enriquecedora no seu percurso académico e pessoal.
Equipa de Silvares:
Cristiano Alves - 9ºAS
Diogo Lemos - 9ºAS
Margarida Antunes - 9ºBS
Equipa da CTX:
Francisca Silva - 9ºA
Luís Gonçalves - 9ºA
Pedro Pinto- 9ºB
Realizou-se, no dia 06 de abril, a atividade Soletrar Ciência, organizada pela Biblioteca Escolar em articulação com os grupos de Física e Química e de Ciências Naturais, que visa aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos, bem como, continuar a estimular o interesse pela ciência.
Participaram neste concurso 24 alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade do Agrupamento, e cada um teve de soletrar um conjunto de palavras, cabendo a avaliação a um júri composto pelas docentes Ana Paula Carvalho, Sofia Fernandes e Madalena Mora, na Escola Professor Carlos Teixeira e Amélia Sousa, Duarte Silva e Jorge Saraiva, na Escola de Silvares. Após várias eliminatórias, sagraram-se vencedoras Inês Cardoso do 9.ºB e Mariana Lopes do 9ºB-S, que receberam como prémio um certificado e um livro. Todos os alunos receberam um certificado de participação e uma lembrança.
Pelo entusiasmo e empenho demonstrados, felicitamos todos os participantes.
Nos dias 26 e 27 de janeiro nas Escolas Prof. Carlos Teixeira e Escola Básica de Silvares respetivamente, onde participaram os alunos das turmas, 8AS; 8BS; 9AS; 9BS; 9B, 9C, 9D, 9E, 9F e 9G, decorreram palestras de sensibilização e demonstração da indústria 4.0, realizadas pelo CITEVE. Os Alunos que se encontravam em confinamento puderam participar nas sessões por vídeo chamada.
Foram abordados temas como: o que é a Industria 4.0; o que se faz do ponto vista da indústria 4.0, nomeadamente no Vale do Ave; as competências, que deve ter um colaborador/funcionário desta indústria; possíveis caminhos que os alunos podem seguir no seu percurso escolar; a importância da formação especializada nesta industria - motivação para o estudo /aprendizagem e para formação ao longo da vida; demonstração e experimentação sobre a Indústria 4.0.
Os alunos colaboraram na atividade com grande entusiasmo e, de uma forma interativa e divertida. Foi extremamente positivo verificarem a importância da articulação de conhecimento de diferentes áreas do saber, a necessidade de se empenharem nas diferentes disciplinas para atingir os seus objetivos e que têm de passar por serem profissionais qualificados para vingarem no mundo do trabalho que envolve a indústria atual e a de futuro.
A Exposição itinerante “Química & Clima”, elaborada pelo Departamento de Química da Universidade do Minho, constituída por seis painéis, ficou exposta nas Escolas Básicas de Silvares e Professor Carlos Teixeira, por um período de cinco dias úteis, em cada Escola, sem qualquer custo (24 a 28 de janeiro e 31 de janeiro a 4 de fevereiro, respetivamente). Com esta iniciativa o Grupo de Física e Química, em articulação com a Biblioteca Escolar, pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Química na perspetiva que é uma ciência que tem muito a contribuir para a sustentabilidade do planeta, bem como, contribuir para o conhecimento e para a criação de um mundo melhor e mais sustentável para as próximas gerações.
No âmbito do programa da disciplina de Físico-Química do 7º ano de escolaridade, foi solicitado aos alunos que construíssem um modelo do Sistema Solar à escala de tamanhos e distâncias, incluindo também a relação de massas dos diferentes corpos celestes. Perante a excelente qualidade dos trabalhos, as docentes entenderam serem merecedores de estarem expostos no átrio da Escola Professor Carlos Teixeira (espaço entre os blocos B e C).
Nos dias 6, 7, 10, 14 e 15 de novembro, as turmas do 8º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira participaram no Workshop sobre “Reações Químicas”, na escola, dinamizado pelo grupo de Física e Química em parceria com o Centro de Ciência Viva de Guimarães.
Esta oficina pedagógica, com componente laboratorial e estritamente relacionada com os conteúdos programáticos do domínio “Reações Químicas”, teve como objetivos conhecer os diferentes tipos de reações químicas, bem como, explorar os conceitos que lhe estão inerentes, através de atividades práticas.
Os alunos colaboraram na atividade com grande entusiasmo e, de uma forma interativa e divertida.
O grupo disciplinar de Física e Química, vivendo o espírito natalício, resolveu transformar diversos materiais de laboratório e algumas soluções aquosas coloridas, nas figuras que tradicionalmente compõem o Presépio de Natal, construindo um Presépio de Natal Químico.
Esta atividade da disciplina de Físico - Química foi desenvolvida em articulação com a biblioteca escolar, local onde se encontra exposto o Presépio de Natal Químico da Escola Professor Carlos Teixeira, estando o da Escola de Silvares no átrio de entrada.
Uma iniciativa que comprova como a ciência e a criatividade podem ter resultados surpreendentes, e que o Grupo Disciplinar partilha com toda a comunidade educativa.
A Escola Carlos Teixeira e o grupo disciplinar de Física e Química associaram-se a esta merecida comemoração nacional. Rute Gonçalves, aluna da turma 8ºD, declamou pelas salas de aula e diversos espaços escolares, um poema da sua autoria (com a revisão da professora de Português, Goretti Pereira), sobre a importância da Ciência e o modo como a perceciona, sendo acompanhada musicalmente pela aluna, Ângela Gonçalves da turma 9ºA, ao clarinete, com a interpretação da música “Pedra Filosofal”. Também na escola de Silvares foi assinalada esta data com a leitura, por parte de alunos do nono ano, de poemas de António Gedeão, pelas diversas turmas do terceiro ciclo.
Sim, ciência, poesia e arte têm uma bela amizade, embora raramente andem de mãos dadas na sala de aula! Que este exemplo seja um incentivo à união!
Tempos excecionais exigem atividades excecionais! Assim, o grupo disciplinar de Física e Química, em articulação com o Planetário do Porto, dinamizou nos dias 2 e 3 de novembro a atividade: “Workshop Astronomia – Planetário na Escola”, destinada aos alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira.
No planetário portátil, os alunos, distribuídos por grupos turma, participaram numa simulação de observação do céu noturno, puderam compreender como o telescópio contribuiu para percebermos o lugar que ocupamos no espaço e como, com a ciência e a tecnologia, continuamos a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. Tiveram a oportunidade de conhecer a história e funcionamento do telescópio, bem como, o modo como os astrónomos os utilizam para explorar os mistérios do Universo. Realizaram ainda uma viagem virtual pelo Domínio das Aprendizagens Essenciais “Espaço”. Nela aventuraram-se a passear por todo o nosso Sistema Solar, visitaram exoplanetas, deslumbraram-se com constelações, enxames de estrelas e galáxias.
Só a monotonia ficou a anos-luz de distância! Parabéns à postura e envolvimento dos alunos participantes.
No seguimento da participação nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior, no dia 26 de maio de 2021, em que as equipas do nosso Agrupamento participaram na UTAD, online, via plataforma de e-learning, teve lugar a Final Nacional. Uma vez mais, em consequência da situação de Covid-19, no passado dia 30 de setembro, a prova decorreu online, via plataforma de e-learning, na Universidade de Aveiro.
Entre as vinte equipas apuradas, participou a equipa da Escola de Silvares, que tinha conseguido o segundo lugar nas semifinais: Alexandre Miguel Lemos Ferreira, Catarina Queirós Pinto e Margarida Beatriz Cordeiro Antunes.
A estes alunos, um agradecimento, pois disponibilizaram o seu tempo, aplicaram-se em dar o seu melhor, mesmo online, e festejaram a Química!