Nos dias 2, 5 e 6 de novembro, as turmas do 9º ano de escolaridade do Agrupamento participaram no Workshop na escola sobre “Sistemas Elétricos”, dinamizado pelo grupo de Física e Química em parceria com o Centro de Ciência Viva de Guimarães.
Esta atividade que se integra nos conteúdos programáticos do domínio “ Eletricidade”, teve como objetivos explorar os conceitos de eletricidade e sistemas elétricos, através de atividades práticas desenvolvidas pelos alunos, como a montagem de circuitos elétricos, a utilização de pequenos equipamentos elétricos e a condutividade elétrica dos materiais.
Os alunos colaboraram na atividade com grande entusiasmo e, de uma forma interativa e divertida, compreenderam a importância da eletricidade no nosso dia a dia, pois, atualmente, dependemos em larga escala de sistemas elétricos.
Tempos excecionais exigem atividades excecionais! Assim, o grupo disciplinar de Física e Química em articulação com o Planetário do Porto dinamizou, nos dias 11 e 12 de novembro, com os alunos de 7º ano algumas atividades no âmbito da Astronomia que aconteceram na EB Professor Carlos Teixeira e na EB de Silvares.
Os alunos tiveram oportunidade de observar a nossa estrela, o Sol, através da utilização de um telescópio e de construir um relógio de sol. As atividades integram-se nos conteúdos programáticos do domínio “Espaço” e foram realizadas durante a lecionação do tema, tendo em vista a vivência, pelos alunos, das situações estudadas e a diversificação dos contextos de aprendizagem.
A interação direta com o astrónomo motivou os alunos para a Astronomia, tendo os mesmos participado nas várias atividades com entusiasmo e muita vontade de aprender.
Realizou-se nos dias 9 e 11 de novembro, com as turmas B, C, E e F do 5º ano de escolaridade, D e G do 6º ano e F do 7º ano da Escola Prof. Carlos Teixeira um Workshop “STEM”, dinamizado pelo Clube de Programação e Robótica da escola em parceria com o Prof. Dr. Tiago Pereira da Universidade do Minho, com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela programação e robótica, aplicada à STEM (Science, Technology, Engineering, and mathematics), através da demonstração de atividades envolvendo a programação em Arduíno com recurso a sensores para a criação de um radar, indicação de chuva ou tempo seco e medição da temperatura e humidade do ar.
Os alunos revelaram um grande interesse e entusiasmo como resultado de uma interação direta e divertida entre professores/alunos, o que de certeza lhes despertou uma maior curiosidade e gosto pela programação e robótica. Foi um momento muito divertido, e importante para que se perceba como as tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano.
No passado dia 24 de novembro, os alunos dos 8º e 9º anos comemoraram o Dia Mundial da Ciência. Este ano comemora-se o Ano Internacional do Som e, por este motivo, o grupo disciplinar de Física e Química decidiu associar esta iniciativa ao Dia Mundial da Ciência, destacando a importância que o som desempenha na nossa vida e sensibilizando para a necessidade de controlar o ruído para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
Os trabalhos realizados no âmbito desta temática foram apresentados à comunidade escolar numa exposição, patente na biblioteca.
O grupo disciplinar congratula-se com o sucesso do trabalho desenvolvido pelos alunos envolvidos.
O grupo disciplinar de Física e Química, vivendo o espírito natalício, resolveu transformar balões volumétricos, matrazes, balões de fundo redondo, almofarizes, colheres de combustão, espátulas, entre outros materiais de laboratório, e algumas soluções aquosas coloridas nas figuras que tradicionalmente aparecem no Presépio de Natal, construindo um Presépio de Natal Químico.
Esta atividade da disciplina de Físico - Química foi desenvolvida em articulação com as bibliotecas escolares da EB Professor Carlos Teixeira e da EB de Silvares, onde se encontram expostos os Presépios de Natal Químicos.
O grupo disciplinar de Física e Química deseja a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!
Realizou-se, hoje, dia 2 de março a prova de seleção dos alunos que integrarão as duas equipas que irão representar as Escolas Básica Carlos Teixeira e Silvares nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior, no dia 25 de maio de 2021.
Face à situação pandémica, a prova decorreu em formato online, com os quinze alunos a efetuarem a prova escrita a partir de casa.
Vencedores da prova de seleção:
Equipa da CTX
Ivan Pinto 9ºA
Luís Gonçalves 8ºA
Francisca Silva 8ºA
Equipa de Silvares
Alexandre Ferreira 9ºAS
Catarina Pinto 8ºBS
Margarida Antunes 8ºBS
Muitos parabéns aos vencedores e um agradecimento especial a todos os participantes!
A semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2021, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química, realizou-se online, no dia 26 de maio, pelas 16h30, via plataforma de e-learning e foi organizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As Escolas Básicas Prof. Carlos Teixeira e de Silvares, foram representadas por duas equipas constituídas por três alunos cada, oriundos do 8º e 9º anos.
Os alunos da equipa da Escola de Silvares conseguiram um honroso segundo lugar e o grupo de Física e Química felicita os alunos vencedores e agradece a todos os participantes o empenho, entusiasmo e esforço manifestados na concretização desta atividade.
Independente do resultado alcançado por cada equipa, o mais importante é participar e festejar a Química.
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JÚNIOR 2021 - 2º CLASSIFICADOS
Entrega das medalhas aos alunos:
Equipa Silvares:
Catarina Pinto - 8ºBS
Margarida Antunes - 8ºBS
Alexandre Ferreira - 9ºAS
Realizou-se o Concurso "Soletrar Ciência", organizado pela equipa da Biblioteca Escolar em articulação com os grupos disciplinares de Física e Química e Ciências Naturais.
Na prova, cada um dos alunos teve de soletrar um conjunto de palavras cabendo a avaliação a um júri, constituído pelas docentes Sofia Fernandes, Ana Paula Carvalho e Amélia Barbosa, que indicaram se as palavras foram corretamente soletradas. Palavras como sonar, iónico, hertz e decibel, foram apenas algumas das que os alunos tiveram pela frente para mostrar a sua capacidade de soletração.
Este concurso visa aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos.
Parabéns aos vencedores e obrigada a todos os participantes!
Vencedores:
Júlia Silva - 7ºD
Francisco Barbosa - 8ºA
Sandra Machado - 9ºD