Nos dias 04 e 06 de fevereiro, os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, no âmbito da disciplina de Física e Química, visitaram o Centro Ciência Viva de Guimarães. Os alunos, distribuídos por grupos, participaram ativamente e com grande entusiasmo na oficina científica “Reações Químicas”, com componente laboratorial e estreitamente relacionada com o programa curricular.
Outra das atividades foi a visita à exposição permanente do Centro e à exposição interativa ”Morcegos às claras”: uma outra forma de curtir Ciência. No final da visita os alunos estavam muito satisfeitos com tudo o que aprenderam de forma interativa, divertida, motivadora e muito interessante.
A visita de estudo revelou-se muito útil porque aumentou o interesse, a curiosidade e a motivação dos alunos na aprendizagem científica. Foi uma manhã/tarde bem passada…o tempo ajudou e a boa disposição imperou.
Parabéns à postura e envolvimento dos alunos participantes.
Passados 150 anos, a Organização das Nações Unidas declarou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos elementos químicos.
Trata-se, portanto, de um excelente pretexto para evidenciar que a Química está por todo o lado e que é uma ciência fundamental. A Tabela Periódica aponta-nos que o Cosmos é química, que a Terra tem química, que nós somos química. Mais ainda: há química entre nós…
Para finalizar as comemorações do Ano Internacional de Tabela Periódica, os professores de Física e Química da Escola Básica Professor Carlos Teixeira e os seus alunos criaram uma Tabela Periódica Humana.
Na concretização deste projeto colaboraram os alunos dos 8º e 9º anos com a elaboração de cartazes alusivos a cada elemento químico e respetivas aplicações.
A atividade decorreu no dia 16 de dezembro celebrando, deste modo, a importância da Química e a sustentabilidade dos elementos químicos no equilíbrio do nosso planeta!
Viva, pois, a Tabela Periódica dos elementos químicos!
youtu.be/fS0kQ3wPcIIO Dia Mundial da Ciência tem o seu lugar na agenda mundial a 24 de novembro. O principal objetivo deste dia é o de engrandecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, bem como destacar os grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e promover o gosto pela ciência nas gerações mais novas.
O grupo disciplinar de Físico-Química decidiu associar a este dia a Comemoração do Ano Internacional da Tabela Periódica. Os alunos dos 8º e 9º anos estiveram envolvidos na elaboração de cartazes alusivos a cada elemento químico, com as respetivas aplicações.
Muitos parabéns pelo enorme empenho. Vê, o resultado do trabalho dos nossos alunos!
No âmbito da disciplina de Físico-Química, os alunos do 7º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Porto, no dia 13 de novembro de 2019. Os alunos tiveram oportunidade de visualizar dois filmes no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, um sobre a história dos telescópios, explorando a forma dos astros e outro no qual fizeram uma viagem à descoberta do Sistema Solar.
Ficaram, assim, a conhecer melhor o nosso Sol, os planetas principais, e ainda os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão, como cometas e asteroides. Também visitaram o Jardim Botânico, reconhecido pela sua rica biodiversidade e pelo trabalho desenvolvido na preservação de espécies raras e exóticas da flora.
Os “pequenos astrónomos” mostraram muito entusiasmo e vontade de aprender!
O grupo disciplinar de Física e Química articulou com o grupo da Educação Pré-escolar para a realização da atividade “Física e Química Divertida”, constante do PAA, na vertente E@D. Neste sentido, o grupo de Física e Química criou a rubrica “5 minutos de Ciência”, a incluir na planificação semanal das atividades E@D do pré-escolar, e desenvolveu algumas atividades experimentais para as crianças realizarem, facilmente, em casa.
As crianças gostaram muito de realizar as experiências, com a colaboração/participação da família na execução das mesmas e na sua explicação científica. Assim, estas atividades experimentais simples permitiram desenvolver o espírito de observação, critico e a curiosidade científica dos alunos.
A partilha entre os grupos disciplinares foi muito profícua, o que possibilitou que todas as crianças e suas famílias participassem, nesta atividade, com grande entusiasmo.
A Escola Básica Professor Carlos Teixeira (Fafe), tal como outras escolas, viu as atividades do âmbito dos Clubes Ciência Viva serem adiadas.
No entanto, os Professores desta escola quiseram fazer uma surpresa para o regresso dos alunos no próximo ano letivo: um charco na escola! :D
O Planetário - Casa da Ciência de Braga esteve ontem a concluir esta fase importante do projeto. Agora só falta a presença dos alunos para continuar a cuidar do seu novo charco e dos seres vivos que lá existem :) 🐸🌱💧
No contexto da realidade que se viveu, ensino a distância, a semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2020 promovida pela Sociedade Portuguesa de Química, realizou-se online no passado dia 17 de julho. O grupo de Física e Química agradece a participação e empenho das equipas das duas escolas, Prof. Carlos Teixeira e Silvares, que, apesar de já se encontrarem de férias, realizaram a prova de forma entusiasta.
Equipa da CTX:
Carolina Moura 9ºA
Francisco Oliveira 9ºA
Inês Freitas 9ºA
Equipa de Silvares:
Ana Luísa Lobo 9ºBS
Ana Isabel Sampaio 9ºBS
Alexandre Ferreira 8ºAS
7º Ano