Aqui há Ciência

Histórias da Ciência 

A Nanotecnologia: de Feynman a Kroto 

Carlos Fiolhais e João Paiva

Daltonismo 

O daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, um em cada 12 homens e uma em cada 200 mulheres. Esta limitação de condição hereditária cria grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional.

ColorADD, o alfabeto das cores, é uma linguagem universal e inclusiva, um “jogo mental” simples, fácil de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia, possibilitando aos daltónicos, de uma forma clara e inequívoca, decidir, com independência, sempre que a cor for um fator de decisão. Já implementada em diversos países, esta linguagem universal transmite utilidade e responsabilidade a produtos e serviços enquanto facilita a integração social de pessoas daltónicas, incluindo e promovendo iguais acessibilidades para todos.

Feliz Páscoa!

Soletrar C-I-Ê-N-C-I-A 

Este concurso é dirigido aos alunos do 8.º ano e tem como objetivos aumentar o vocabulário científico, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos.

1.ª eliminatória - 29 de março às 14h30 | Biblioteca CTX 

2.ª eliminatória - 29 de março às 15h30 | Biblioteca CTX

𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐙𝐞𝐫𝐨-𝐆 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥 – 𝐀𝐬𝐭𝐫𝐨𝐧𝐚𝐮𝐭𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐔𝐦 𝐃𝐢𝐚  

A Agência Espacial Portuguesa já lançou a segunda edição do concurso “Zero-G – Portugal – Astronauta por um Dia”, competição nacional que vai selecionar 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, do ensino básico e do ensino secundário, para voarem e experienciarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço.

O voo de gravidade zero está marcado para a 3 de setembro na Base Aérea n.º 11, da Força Aérea Portuguesa.

As candidaturas à competição estão abertas até 10 de março e podem ser submetidas em www.zerogportugal.pt, onde pode ser consultado o regulamento.

Feliz Natal 

"NATAL tempo para deixar brilhar a luz dos nossos corações." 

Medição de Tensões 

9.º A | FQ

Objetivos:

Eclipse Total da Lua 

Na madrugada de 16 de maio vai ocorrer um eclipse total da Lua. A Lua começa a entrar na penumbra da Terra às 2h31min e a partir deste instante a Lua vai escurecendo progressivamente adquirindo tons mais acinzentados. A seguir, às 3h28min a Lua começa a entrar na sombra da Terra, adquirindo tons mais avermelhados e acastanhados. O começo do eclipse total ocorre às 4h29min, quando a Lua fica totalmente dentro do cone de sombra da Terra. Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada. 

O próximo Eclipse Total da Lua ocorrerá no dia 8 de novembro de 2022! Consulte aqui toda a informação sobre os eclipses solares e lunares em 2022. 

DIA DOS NAMORADOS 

O Dia dos Namorados, comemorado a 14 de fevereiro tem origens no festival romano da Lupercalia, realizada em meados de fevereiro. O festival, que celebrava a chegada da Primavera, incluía ritos de fertilidade e juntava homens e mulheres, por sorteio.

No final do século V, o Papa Gelásius I proibiu a celebração da Lupercalia, que foi substituída pelo Dia de São Valentim. Contudo, o Dia dos Namorados só passou a ser celebrado como um dia de romance em meados do século XIV.  

DIA DA ROTAÇÃO DA TERRA 

A data comemora a demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo neste mesmo dia em 1851 pelo físico francês León Foucault.

Foucault suspendeu uma esfera de bronze de 30 kg cheia de chumbo, por um fio de 67 metros de comprimento, no topo do Panteão em Paris. Com este dispositivo, agora chamado de pêndulo de Foucault, o físico francês demonstrou que o plano do balanço do pêndulo girava em relação à rotação da Terra.

A Rotação da Terra é o movimento que o Planeta faz sobre si próprio, fazendo com que exista o dia e a noite. A Rotação Total da Terra no seu eixo dura, aproximadamente, 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano, sendo que a velocidade do movimento de rotação é de cerca de 1.666 quilómetros por hora.

GALILEU GALILEI descobriu os 4 satélites de Júpiter. 

Há 412 anos, no dia 7 de janeiro, Galileu Galilei descobriu quatro satélites de Júpiter - Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Foram os primeiros dos 79 satélites conhecidos deste planeta.

Estes foram os primeiros objetos descobertos pela humanidade em órbita de outro corpo que não a Terra ou o Sol.

15 minutos à conversa com…

Alessandro Volta e Friedrich Wöhler: a vida, a física e a química

Dia Mundial da Ciência

As comemorações do Dia Mundial da Ciência têm como objetivo enaltecer o papel fundamental da ciência no desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência e colocar desafios para o futuro ao despertar o gosto pela ciência nos jovens. Em Portugal, desde 1996, comemora-se também neste dia o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho (1906-1997), símbolo inigualável da cultura científica nacional que muito se destacou como poeta, professor de Físico-Química, investigador, autor de diversos livros, incluindo manuais escolares, fotógrafo, pintor e ilustrador.

Nobel da Química 2021

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os vencedores do Prémio Nobel 2021 em Química. Benjamin List e David W.C. MacMillan levaram o prémio pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise.

Nobel da Física 2021

O Prémio Nobel da Física foi atribuído a Syukuro Manabe, a Klaus Hasselmann e a Giorgio Parisi pela assembleia Nobel do Instituto Karolinska. Os três cientistas desenvolveram trabalhos que contribuíram para a compreensão de sistemas complexos.

Onde está (agora) a Estação Espacial  Internacional? 

Disponibilizado pela NASA, o monitorizador Onde está agora a Estação Espacial Internacional? mostra onde se encontra a Estação Espacial Internacional (EEI) e qual o seu trajeto sobre a Terra, nos últimos 90 minutos. As zonas escuras e as zonas iluminadas representam regiões onde é noite ou dia, respetivamente, revelando assim quando a EEI se encontra iluminada pela luz solar. Esta ferramenta permite verificar a deslocação da EEI e conhecer a altitude, longitude, latitude e velocidade a que se desloca. 

spotthestation.nasa.gov/tracking_map.cfm 

Faz um tour virtual pela nova Estação Espacial Chinesa

A China deu mais um passo importante para a construção de sua futura Estação Espacial Chinesa (CSS) na última semana, ao lançar o módulo central da futura base científica do país, que será tripulada por seus taikonautas, ou astronautas chineses. 

Enquanto a China segue a todo vapor com a construção da estação chines, podes mergulhar numa experiência dentro da futura unidade espacial, através do modelo em 3D desenvolvido pela agência espacial chinesa.

www.cmse.gov.cn/vr/vr/index.html?scene_id=55299438 

SABEM PORQUÊ?

Podemos dizer que é mentirosa porque quando olhamos para a Lua em quarto crescente vemos um D e quando está em quarto decrescente (minguante) apresenta a forma de um C!

Tabela Periódica de Plataformas e Aplicações para Alunos e Professores

Pierre Curie

A 19 de abril de 1906 Pierre Curie morreu num trágico acidente perto do Pont Neuf em Paris. 

Junto com a sua esposa Marie Curie, ele partilhou o Prémio de Física de 1903 para a pesquisa pioneira sobre radiação.

Após a tragédia, foi oferecida à Marie uma pensão governamental, mas recusou-a: "Tenho 38 anos e sou capaz de me apoiar", disse ela. Em vez disso, ela sucedeu Pierre como Chefe do Laboratório de Física na Universidade de Sorbonne e em 1911 tornou-se a primeira pessoa a receber dois Prémios Nobel.

Histórias de Física e Química

Galileu Galilei e Dmitri Mendeleiev: organizando o mundo.

Cientistas criam madeira transparente (mais forte e leve do que o vidro)

Tal como o nome sugere, trata-se de um material aparentemente resistente e com a possibilidade de ser semelhante a um vidro. […]. Este material é feito de celulose, que são fibras minúsculas, e lignina (macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é a de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais), que une essas fibras.

A primeira imagem de Marte do robô Perseverance, da Nasa

O robô Perseverance, da agência espacial Nasa, aterrou com sucesso na superfície do planeta vermelho nesta quinta-feira (18/02), depois de sete meses de viagem e quase 480 milhões de km percorridos.

O robô já mandou um "postal" da superfície de Marte. A "névoa" na imagem é ainda a poeira na atmosfera, resultante da aterragem.

Descoberto possível marcador de vida em Vénus

A imagem mostra o nosso planeta vizinho Vénus, onde os cientistas confirmaram a deteção de moléculas de fosfina, aqui representadas na imagem inserida. Estas moléculas foram detetadas nas nuvens altas de Vénus em dados obtidos com o auxílio do Telescópio James Clerk Maxwell e do ALMA, do qual o ESO é parceiro. Há décadas que os astrónomos suspeitam que poderá existir vida nas nuvens altas de Vénus. A deteção de fosfina poderá apontar para uma tal vida "aérea" extraterrestre.

Queres ver o teu nome em Marte?

A partir do site Send Your Name to Mars, é possível ter o nosso nome gravado num microchip e enviado para Marte.

Acede ao site em: mars.nasa.gov/participate/send-your-name/future 

A ESA tem uma nova app

Em 2018, a ESA - European Space Agency lançou o ESAKids, um website onde os mais novos podem partir à descoberta do Espaço. Agora, as aventuras espaciais “saltam” da página web para uma aplicação gratuita. 

A ESAKids está disponivel tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, através da App Store.

Dia da Rotação da Terra

O Dia da Rotação da Terra celebra-se todos os anos a 8 de janeiro.

A data comemora a demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo neste mesmo dia em 1851 pelo físico francês Jean Foucault.

A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano. 

A rotação da Terra em torno de seu eixo apresentou a maior velocidade dos últimos 50 anos em 2020. 



Que a saúde, a paz e o amor se reúnam para celebrar esta data mágica.

Feliz Natal 

O Prémio Nobel da Física de 2020 foi para Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez​ pelos seus trabalhos em física dos buracos negros e nos segredos mais obscuros do Universo. 

Entre os laureados está a quarta mulher a receber um Nobel da Física em toda a história deste prémio.

O Prémio Nobel da Química de 2020 foi atribuído a Emmanuelle Charpentier e a Jennifer A. Doudna pelo desenvolvimento de um método de edição do genoma, o CRISPR/Cas9. 

Até agora, apenas sete mulheres ganharam o Nobel da Química, incluindo as duas investigadoras agora premiadas.

Lavar o cabelo no espaço - Estação Espacial Internacional

Devido à gravidade zero, é realmente difícil fazer as actividades diárias normalmente no espaço, como fazemos na Terra. E para saber como é complicado o ser humano habituar-se a fazer as coisas no espaço, a NASA lançou um vídeo onde a astronauta de 43 anos  Karen Nyberg demonstra como lavar o cabelo na Estação Espacial Internacional (ISS).

Como é que astronautas escovam os dentes no espaço?

Para evitar que a pasta e a espuma entrem pelo nariz, o astronauta usa uma bolsa de água com um canudo para molhar a ponta da escova de dentes e enxaguar a boca. Não é tão difícil, mas também não é tão simples assim, afinal, precisar fazer uma “bolha de água” para escovar os dentes, algo tão fácil e comum no nosso dia a dia, não pode ser a coisa mais prática do mundo.

2020 Ano Internacional do Som

Entender o papel que o som desempenha na nossa vida é uma preocupação cada vez mais presente na sociedade. Por isso, 2020 é o Ano Internacional do Som (International Year of Sound ou IYS 2020), declarado pela Comissão Internacional de Acústica.

Trata-se de uma iniciativa global para realçar a importância das ciências e tecnologias sonoras e destacar a necessidade do controle do ruído na natureza, no ambiente construído e no local de trabalho. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ruído já é o segundo maior agente de poluição do mundo, atrás da poluição do ar.

O som é uma parte essencial da comunicação entre os seres humanos e as aplicações da acústica estão presentes em quase todos os aspetos da sociedade moderna. No entanto, o excesso ou tipo de som que causa incómodo, torna-se ruído e precisa de ser controlado para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas. 

2019 Ano Internacional da Tabela Periódica

Há um pequeno quadro de letras e números que resume tudo o que existe no mundo. Foi na Rússia dos czares que o químico Mendeleev, desenhou o mapa de elementos básicos que encerra a complexidade do universo.

Dimitri Mendeleev nasceu a 8 de fevereiro de 1834, em Tobolsk (Sibéria) e faleceu em São Petersburgo no ano de 1907, sendo o mais novo de catorze irmãos. No Instituto Pedagógico de São Petersburgo, estudou física, química, biologia e pedagogia. Conseguiu licenciar-se em 1855, aos 21 anos, com a medalha de ouro para o melhor aluno do curso. A sua capacidade de trabalho tornou-se lendária e doutorou-se em 1865.

No ano de 1869, enquanto escrevia o seu livro de química inorgânica, Mendeleev agrupou cerca de 60 elementos com propriedades semelhantes, formando assim a Tabela Periódica. Esta classificação, deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos. Ao longo da vida Mendeleev publicaria cerca de trinta versões da Tabela, deixando outras tantas na forma de manuscrito. Atualizava-as à medida que novos elementos iam sendo descobertos.

Hoje conhecem-se 118 elementos (dos quais 91 ocorrem na Natureza e os restantes foram fabricados artificialmente). À medida que eram descobertos, os elementos iam adquirindo símbolos e nomes segundo deuses, nações, cientistas famosos, etc. Atualmente, a Tabela é constituída por dezoito grupos, dos metais alcalinos, à esquerda, aos gases nobres, à direita.

Em 2019 comemorou-se o Ano Internacional da Tabela Periódica, cento e cinquenta anos após o seu nascimento.

Comemorar a Tabela Periódica é também celebrar Mendeleev.