A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas.

De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa

‘Semana Ubuntu da Empatia’. O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.

Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.

Dia 5


Reportagem do 5º e último DIA UBUNTU

Durante 5 dias, os temas Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência e Serviço ocuparam 30 alunos da Ferreira Dias e António Sérgio, dois técnicos UBUNTU, 2 psicólogos e 5 professores.

Continuamos a presentar aqui e no site do agrupamento uma pequena reportagem do que foram esses dias. Discussão em grupo de temas atuais, apresentação pública de conclusões, testemunhos pessoais, visionamento de filmes, refeições conjuntas, convívio e vários tipos de jogos/atividades ocuparam-nos cerca de 7/8 horas diárias

Cinco dias inesquecíveis para todos estes alunos.

Nada é tão contagioso como o exemplo

Rochefoucauld


Reportagem fotográfica do 4º e penúltimo dia da Academia de Líderes UBUNTU, com a participação de 30 alunos respetivamente da Ferreira Dias e António Sérgio.

CUIDADO, ATENÇÃO, RELAÇÃO, INTERDEPENDÊNCIA SÃO A ESSÊNCIA DO UBUNTU.


CUIDAR DE MIM, CUIDAR DO OUTRO, CUIDAR DO PLANETA.

A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se.

Um acontecimento marcante na vida destes 30 alunos.

Esperamos pelos próximos 30.

Podes ver mais fotos no face do agrupamento.

Dia 4

Dia 3


Reportagem fotográfica do 3º dia da Academia de Líderes UBUNTU, com a participação de 30 alunos respetivamente da Ferreira Dias e António Sérgio.

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida e fortalecer a cultura democrática e a participação cívica de estudantes de contextos vulneráveis, através da metodologia Ubuntu de capacitação para a liderança servidora.

Um acontecimento marcante na vida destes 30 alunos.



2º dia da Academia de Líderes UBUNTU, com a participação de 30 alunos respetivamente da Ferreira Dias e António Sérgio.

Inspirado por modelos de referência mundial de líderes servidores (como Mandela ou Luther King) assim como líderes comunitários locais.

Uma atitude individual que permite aos outros focarem-se no bem comum através de abordagens, interdependentes e colaborativas

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto que valoriza a contribuição de cada um, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita o valor de cada nova perspetiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros. Reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor, fortalece-se a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir.

Um acontecimento marcante na vida destes 30 alunos.

Dia 2

Dia 1


Na semana de 31 de janeiro a 5 de fevereiro aconteceu no Agrupamento de Escolas Aqua Alba nas instalações da Escola Secundária Ferreira Dias a Academia de Líderes UBUNTU, com a participação de 30 alunos respetivamente da Ferreira Dias e António Sérgio.

Um programa de educação não-formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional: "Eu sou porque tu és;

Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas."(Conceito Ubuntu)."

Este projeto convida a uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana.

Foram cinco dias de novas experiências e emoções a que ninguém ficou indiferente.

Nos próximos quatro dias vamos afixar aqui algumas fotos dessas atividades e esperamos por ti numa próxima oportunidade.

Nunca mais irás esquecer esses dias.

Poderão ver mais fotos no facebook do agrupamento.