2022-2023

Interculturalidade artística

Projeto desenvolvido no âmbito do projeto Cidadania e Desenvolvimento com a turma do 10.ºA2

O projeto integra-se no tema escolhido pela turma, sobre a «Interculturalidade» e o resultado final resulta da exploração de conteúdos didácticos das disciplinas de Filosofia e Desenho A,

Em Filosofia, a professora Amália Santos trabalhou o multiculturalismo (e as raízes familiares dos alunos) e o trabalho gráfico final foi desenvolvido pela professora Cristina Gaspar, em Desenho A. O trabalho foi realizado usando técnicas tradicionais de desenho e desenho digital tendo como referências o trabalho realizado por José Cacho, que por sua vez assume as influências de banksy e Gustav klimt. 

Depois de aprenderam as bases de Photoshop e Inkscape, numa primeira fase, os alunos fizeram a simplificação da forma, para obter apenas o retrato a preto para trabalhar ao estilo de Banksy. Numa fase seguinte fizeram estudos de módulos e pintaram a cores o seleccionado. De regresso à aula de desenho digital, os alunos aplicaram os módulos sobre ou como fundo do retrato. A integração do conteúdo de desenho digital foi altamente motivador, embora nem todos tenham conseguido concluir o exercício no tempo estipulado, por questões várias, mas a composição final resultou criativa e apelativa. 

12.º A - Projeto de «Cidadania e Desenvolvimento»

O projeto de «Cidadania e Desenvolvimento», desenvolvido no 12.º A, na disciplina de Oficina de Multimédia B, com a professora Cristina Gaspar, integrou conteúdos de fotografia e técnicas de comunicação multimédia (com texto, imagem fotográfica e vídeo). Com base no tema definido em turma de «saúde e bem-estar», após um debate sobre as diferentes possibilidades e análise de exemplos, os alunos realizaram pesquisas e conceberam projetos de fotografia (com edição em Photoshop), cartazes e um vídeo. Foram realizados trabalhos sobre: saúde mental, depressão, antitabagismo, défice de atenção, violência no namoro e outros estudos sobre memórias e tradições (nomeadamente sobre os pescadores da Ericeira e Cabo Verde).

O Consumismo no século XXI

Instalação realizada pela turma do 11.º A, como projeto de «Cidadania e Desenvolvimento

O projeto foi realizado na disciplina de História da Cultura e das Artes, com a professora Cristina Gaspar, com a colaboração do professor de Ensino Especial, Paulo Borges, manequins cedidos pelo extinto Curso Profissional de Vitrinismo e roupas do projeto Eco Escolas.

A turma reinterpretou a instalação «Vénus dos Trapos» (1967) de Michelangelo Pistoletto e a escultura de «O Pensador» de Auguste Rodin, que em 2023 se sentiria impotente perante a crescente poluição do ambiente.

Nesta instalação a Vénus foi substituída por um manequim barato e descartável (recuperado do lixo de uma loja), que também será engolido pelo crescimento da montanha de panos e trapos fabricados no Terceiro Mundo.  

Tal como a «Vénus», o manequim feminino, está de costas e de olhos vendados, como se não se importasse com a nossa opinião, nem com a indústria têxtil ser uma das indústrias mais poluentes do mundo! Parece que nada pode parar o consumismo…

Algo semelhante se passa com o manequim masculino, pensativo e envolvido num dilema, neste caso sobre o problema da crescente poluição no planeta. Está parado e impotente para tomar uma decisão. A sua inação é uma ameaça para o planeta, que perante o aumento da poluição assiste à deterioração da superfície terrestre, que se repercutirá na qualidade da água e do ar, no desaparecimento de espécies e na desertificação.

Atelier de ORIGAMI - SMARTES

A professora Manuela Marques organizou, no âmbito da SMARTES (Semana das Artes Visuais) dois ateliers de Origami, abertos à comunidade educativa, que decorreu no Pátio dos Amendoins. O primeiro, dinamizado pelas alunas Diana Cafuma e Claunice Ribeiro, do 10.º A2, realizou-se no dia 17 de maio ao primeiro tempo da tarde. O segundo, dinamizado pelas alunas Carla Pinheiro, Catarina Paixão e Emily Lima, realizou-se no dia 18 de maio, ao segundo tempo da tarde, com a participação dos alunos do 8.º C.

Cartaz coletivo do 12ºA no âmbito da disciplina Oficina Multimédia

«Experimentações artísticas: entre o espaço, o corpo e as artes visuais» - 10.º A2

Projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Desenho A e Educação Física, desenvolvido com a turma do 10.º A2, no dia 17 de fevereiro da Escola Secundária Ferreira Dias.

Foram realizadas algumas atividades inspiradas em exercícios de Segni Mossi, nos artistas Tony Orrico e Heather Hansen e em Henry Matisse.

Neste projeto, o processo foi mais importante que o resultado e pretendeu-se desenvolver todos os sentidos, explorando a expressão do desenho ao som da música e do movimento de todo o corpo.

Exemplo de alguns exercícios: «Desenho com psicomotricidade», com desenho de movimentos na parede e no chão, com ambos os braços ao mesmo tempo, em simetria;

«Desenho em dupla», em que dois alunos movem uma cana com um marcador ao centro;

«Desenho com uma vara: Desenho à distância», com apoio de uma cana (inspirado em Henri Matisse ao desenhar as «Estações da Cruz» no interior da Capela de Vence, entre outros.

Os trabalhos resultantes foram depois expostos nas paredes da escola, no Páteo dos Amendoins e corredor do piso 3.

Trabalhos 8º anos

Dentro dos conteúdos da Disciplina de Educação Visual e seus domínios.

Foi proposto aos alunos do 8º ano  saírem ao jardim da escola. Explorar o mesmo e com ajuda da sua criatividade, mobilizando alguns conhecimentos, tais como, composição, enquadramento, ritmo e outros, fazer uma intervenção na natureza. Considerando sempre a essência deste movimento.

8º A

B

8º C

D