Os Escritores vão à Escola

Decorrente de um protocolo anual existente entre a Autarquia e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), o projeto

Os Escritores vão à Escola contempla a ida de autores portugueses a estabelecimentos de ensino concelhios de todos os níveis de ensino.

Quem no passado dia 4 de maio usufruiu desta gratuita oportunidade que o município proporciona à comunidade escolar, foram os petizes do 1.º Ciclo da EB1/JI da Quinta da Fidalga.

Pedro Seromenho foi o escritor eleito desta vez e, como é seu hábito, brindou miúdos e graúdos com a sua terna, criativa e divertida forma de animar o livro e a leitura, um misto de formas de arte que prende quem assiste as suas sessões.

Em retribuição o autor foi prendado pelos alunos com apresentações de obras de sua autoria, criação de novas histórias nelas inspiradas, entre outras surpresas.

Para restabelecer as forças e energia entre sessões, o autor foi convidado para um repasto digno de reis preparado pelo corpo docente e servido na biblioteca escolar “Fidalguinha”.

Antes do adeus, o Serviço de Bibliotecas Escolares, representado pelo docente Sílvio Maltez, quis também surpreender o escritor. Perante os presentes, Pedro Seromenho foi nomeado Nobre Cavaleiro Honorário do Reino da Fidalguinha, o mais alto galardão da Real Ordem do Reino das Literacias atribuído a quem presta relevantes serviços à literatura, leitura e literacia