Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços físicos e/ou virtuais equipados com tecnologia digital, criados para apoiar práticas de ensino e aprendizagem mais inovadoras, dinâmicas e alinhadas com os desafios da era digital. Pretende-se que os LED contribuam para uma educação mais inclusiva, criativa e preparada para os desafios do século XXI.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) estão a ser implementados nas escolas públicas como parte integrante da Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de promover a transição digital na educação. Este investimento abrange a aquisição de equipamentos tecnológicos especializados, como computadores, quadros interativos e kits de robótica, bem como a formação de docentes para a integração eficaz das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.
A instalação dos LED teve início no ano letivo de 2023/2024, com a meta de concluir a implementação de 1.300 laboratórios até ao final do ano letivo de 2024/2025. A distribuição dos LED baseia-se num rácio médio de um laboratório por cada 500 alunos.
Aulas de programação com ferramentas como o Scratch.
Produção de vídeos, podcasts e jogos educativos.
Pesquisas guiadas e uso de plataformas de aprendizagem online.
Projetos interdisciplinares que combinam tecnologia, arte e ciências.