Florença - 20 a 25 de novembro de 2023
Além dos quatro docentes do Agrupamento de Escolas de Fafe, instituição que pretende ser reconhecida como uma organização educativa de referência pela qualidade do ensino e formação oferecidos, pelo desenvolvimento de práticas inovadoras e pela formação de cidadãos, participam também nesta formação docentes da Croácia e da Hungria.
1.º Dia
O ponto de partida do curso tem em consideração que as crianças que vivem na cidade bem como as que vivem no campo precisam sentir-se conectadas ao ambiente e desenvolver um senso de responsabilidade pessoal pela sua preservação. Para isso, é necessário uma compreensão prática de como os ecossistemas funcionam, através da observação e experimentação com exemplos locais, mas também da compreensão da sua mecânica comum em todo o planeta.
O curso teve início com uma dinâmica de grupo na qual os participantes se apresentaram, promovendo assim um ambiente propício para o conhecimento mútuo.
Seguiu-se a visita a um jardim da cidade (Orti Dipinti), em que os participantes tiveram oportunidade de ouvir o entusiasta Giacomo promover um ambiente sustentável assente em sugestões de atividades simples de concretizar, quer em contexto escolar, quer em contexto familiar.
2.º Dia
A sessão do segundo dia iniciou com as apresentações das escolas participantes neste projeto. Assim, ficamos a conhecer melhor a Hungria e a Croácia, bem como o seu sistema educativo e atividades implementadas nas escolas, nomeadamente na área da sustentabilidade. O nosso grupo procedeu à apresentação do Agrupamento, destacando o seu contexto geográfico e o seu património cultural e paisagístico. Foram elencadas as principais atividades realizadas pelos alunos, com enfoque nas atividades relacionadas com o Programa Eco-Escolas.
Na segunda parte da sessão, a formadora Tamara fez um enquadramento teórico do tema desta formação, com particular relevância para uma visão holística da relação homem-ambiente. De seguida, a formadora promoveu um conjunto de dinâmicas de grupo, que trabalharam, de forma lúdica, a relação do homem com o ambiente. Estas atividades podem ser utilizadas como metodologias de aprendizagem com os nossos alunos, com vista à tomada de consciência alargada para a problemática ambiental.
3.º Dia
Nesta sessão, o Formador Lorenzo começou por explorar o conceito de sustentabilidade, recorrendo à plataforma digital colaborativa, slido.com, com o intuito de fomentar a discussão critica dos diferentes conceitos que foram surgindo por parte dos formandos. Em seguida, refletiu-se sobre as consequências da desflorestação, desertificação e monocultura, nomeadamente, a degradação dos solos e dos recursos hídricos, até a redução da qualidade de vida das populações afetadas. Esses problemas ambientais têm impactos significativos no ecossistema e na disponibilidade de recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana. Para cada um dos tópicos, foram apresentadas soluções para minimizar o impacto dessas consequências negativas resultantes da excessiva atividade humana sobre o nosso planeta.
4.º Dia
Este dia foi dedicado à exploração da natureza e à visita de Jardins nas imediações da cidade de Florença. Aproveitando o bom tempo e o facto de termos o privilégio de frequentar a formação numa cidade com um património histórico ímpar, fizemos um passeio a pé, que nos permitiu passar pelos locais emblemáticos da cidade, bem como explorar jardins, que primam pelo respeito pela natureza.
5.º Dia
Deu-se início à sessão de hoje, ministrada pelo formador Pietro, com um brainstorming sobre a política dos 5 R’s, onde cada grupo de professores, em trabalho colaborativo, ajudou a completar um diagrama. Foram apresentadas diversas sugestões de atividades páticas para promover um futuro mais verde, com possivel aplicação na escola. Estas atividades tem como objetivo valorizar o meio ambiente e promover a consciencialização ambiental na comunidade educativa.
De seguida, foi proposta uma atividade, em dinâmica de grupo, de criação de um plano de ação para atingir o “Desperdício Zero”, bem como um cartaz de angariação de fundos para implementar o respetivo plano.
Em resumo, as atividades desenvolvidas durante o dia de hoje tiveram como objetivo promover um futuro mais verde.
O Curso terminou com a entrega dos respetivos certificados de conclusão e com as fotos de grupo.
Paulo Malojo
Raquel Martins
Carlos Alves
Marta Cunha
6.º Dia
Roteiro Cultural realizado pelo grupo pelos lugares mais emblemáticos da zona da Toscânia.