Turismo

Porto é uma cidade fascinante e vibrante que está rapidamente se tornando um dos destinos turísticos mais respeitados da Europa Ocidental. A cidade possui uma história extensa, atrações turísticas interessantes e uma vida noturna agitada. Há muito para ver e fazer em Porto e essa cidade diversificada irá agradar a uma vasta gama de turistas.

Este guia irá fornecer uma introdução à Porto, respondendo algumas das questões comuns de planejamento de férias e fornecendo links para informações turísticas mais detalhadas.


Quais são os destaques de Porto?

A Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetónico situado na cidade do Porto, Portugal, sendo considerado o ex-libris dessa cidade.O conjunto localiza-se no topo da Rua dos Clérigos, entre as ruas de São Filipe Néri (ou São Filipe Nery) e da Assunção. Integra três elementos principais: a Igreja dos Clérigos, a Torre dos Clérigos e a Casa da Irmandade, que liga a igreja e a torre e em tempos acolheu os outros serviços da Irmandade dos Clérigos. Projetado pelo arquiteto Nicolau Nasoni, este conjunto é um dos mais notáveis exemplos do estilo tardo-barroco em território português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910. É considerada a obra mais emblemática de Nasoni, incorporando, na ornamentação granítica, "uma dinâmica morfologia rococó a par de linhas de continuidade vernácula, senão mesmo epimaneirista". Os elementos arquitetónicos mais marcantes do conjunto caracterizam-se pela irregularidade e exagero das formas, que originam um efeito cénico surpreendente. "Salientam-se as plantas irregulares, as fachadas onduladas, realçadas por uma contraposição de saliências, sacadas e reentrâncias, arcos interrompidos, e uma grande profusão de variadas janelas, complementadas pela exuberante torre sineira".Nasoni foi enterrado nesta igreja, na qual empenhou muito tempo e dedicação, tendo sido revelada, na ampla reabilitação realizada recentemente, uma cripta onde poderá encontrar-se a sua sepultura.

A Estação Ferroviária de Porto - São Bento, igualmente denominada de Estação de São Bento, e originalmente como Estação Central do Porto, é gerida pela Infraestruturas de Portugal, SA, é uma interface de caminhos de ferro da Linha do Minho, que serve a cidade do Porto, em Portugal. Está situada na Praça de Almeida Garrett, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. Entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, só tendo sido oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916. Situada no Centro Histórico do Porto, a estação afirmou-se como um dos principais monumentos na cidade, sendo especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo.

A Ponte Luiz I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respetivamente) separadas pelo rio Douro, em Portugal.

Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local e foi realizada mediante o projecto do engenheiro belga Théophile Seyrig, que já tinha colaborado anteriormente com Gustave Eiffel na construção da Ponte de D. Maria Pia, ferroviária.

A ponte foi inaugurada em 1886 (tabuleiro superior) e 1888 (tabuleiro inferior e entrada em total funcionamento).