Gastronomia

A gastronomia tem sempre por trás de si uma estrutura histórica, que caracteriza um determinado povo e a sua terra de origem, por isso uma rota gastronómica é sempre de ter em conta.

ENCHIDOS

De novembro a janeiro ocorre a tradicional Matança do Porco. Nesse dia, as famílias reúnem-se, logo pela manhã, disfrutando de um bom pequeno-almoço, constituído por presunto, chouriço, salpicão, chouriça de carnes e de bofes (miúdos do porco- coração, rins e pulmões). Estes produtos pertencem à matança do ano anterior.

Seguidamente, procede-se à matança do porco, em que se coloca o animal em cima de um banco de madeira, à medida do animal, na ponta do banco existe uma racha para prender a cabeça do porco.

Os enchidos são as farinheiras, as chouriças, as morcelas, o salpicão e o bucho

PASTEL DE MOLHO

Na década de 1920 os empregados fabris não tinham tempo para fazer sopa e então substituíram-na por estes pastéis, uma vez que despendiam muito tempo a confecioná-los e podiam ser consumidos, depois de feitos, durante várias semanas, o que não acontece com a sopa.

Este Pastel seco é feito com massa folhada cortada em tirinhas, que se enrolam em forma de espiral, dobrando uma das pontas do pastel para rechear com carne de vaca refogada.

O Pastel de Molho era e continua a ser servido com molho de açafrão.

Prepara-se da seguinte forma: põe-se água a ferver com sal, vinagre, açafrão e um ramo de salsa; coloca-se o Pastel num prato, deitando o caldo por cima, tapa-se com outro prato e aguarda-se um pouco (para "abrir"); o Pastel de Molho "abre", fortalecendo a refeição.

É composto por uma massa de margarina ou banha de porco, sal, farinha e recheado com carne guisada (cebola, louro e sal).

Para além de poder ser servido com molho de açafrão ou chá preto, pode ainda ser comido apenas como Pastel

Para poderem consultar mais gastronomia de Covilhã deixo aqui um link

http://www.cm-covilha.pt/?cix=1115&tab=793&curr=862&lang=1