Turismo Lisboa

Torre de Belém

A Torre de Belém é uma torre fortificada, localizada na freguesia de Santa Maria de Belém. É Património Mundial devido ao papel significativo que desempenhou nas descobertas marítimas portuguesas. O edifício foi encomendado pelo rei João II para ser parte de um sistema de defesa na foz do rio Tejo e uma porta de entrada para Lisboa.

Construída em 1515 como uma fortaleza para proteger a entrada do Porto de Lisboa, a torre de Belém foi o ponto de partida para muitas das viagens de descoberta, e para muitos os marinheiros foi a última.

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado em 1960 como comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. A sua fachada tem esculpidas 33 figuras ilustrativas da época dos Descobrimentos, sendo que a mais imponente é a do Infante D. Henrique.

Ao seu lado está um mapa do Mundo desenhado no chão, com todas as rotas que os portugueses traçaram durante os Descobrimentos. É possível subir ao topo deste monumento para ter acesso a uma vista deslumbrante sobre o Rio Tejo e Belém.

Panteão Nacional

O Panteão Nacional está situado na Igreja de Santa Engrácia e existe desde 1916. Muitas figuras da história portuguesa estão lá sepultadas, como por exemplo Amália Rodrigues, Almeida Garrett e alguns Presidentes da República.

Estão também presentes memoriais dedicados a algumas figuras importantes da história portuguesa que não estão lá sepultadas, como Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, entre outros.