Gastronomia Coimbra

Chanfana

A chanfana é um prato de origem popular tradicional de Portugal. É um prato à base de carne de cabra, tradicionalmente já velha, assada dentro de caçoilas (recipientes) de barro preto em fornos a lenha, mergulhada em vinho tinto, alho, folhas de louro, pimenta, colorau e sal. Este prato tradicional deve ser consumido sem congelar num prazo de três a cinco dias (se congelado por mais de quinze dias poderá perder o sabor e as forças da carne).

A Chanfana, por ser considerada "um bom assado", é um prato extremamente apreciado por grandes gourmets do showbiz português, entre os quais a sua origem é ainda alvo de aceso debate.

Leitão assado à Bairrada

Leitão assado à Bairrada é um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados da região da Bairrada, em Portugal, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Sobremesas

Cavacas Altas de Coimbra

As de Coimbra distinguem-se pela generosidade do seu tamanho, como que a pedir para serem recheadas com frutas ou gelado. É um doce oco, tosco e seco, mas a cobertura de glacê humedece-lhe a massa, e é aqui que reside a sua graça.

A sabedoria popular mostra-nos que a partir de ingredientes modestos é possível criar delícias que se prendem à nossa memória do paladar, provando que nem só nos conventos se produziam doces de qualidade.

Arrufada

A Arrufada de Coimbra, originária do Convento de Sant`Ana, é um bolo seco (tipo pão doce), de longa conservação, duplamente fermentado, em forma redonda (antigamente, tomava também a forma de ferradura) e com uma coroa no cimo.

Este foi um doce que rapidamente se expandia para além dos muros do Convento, e a continuação e difusão desta receita deve-se ás famosas "vendedeiras de Arrufadas", que apregoavam o bolo nas ruas da Baixa e na Estação Velha.

Por altura da Páscoa, realizava-se um mercado no Largo de Sansão, onde as vendedeiras colocaram em linha os seus tabuleiros de Arrufadas, forrados de toalhas de linho de Almalaguês.