Gastronomia Lisboa

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás é um típico prato português de bacalhau. Sendo um dos pratos mais populares confeccionados com este peixe, consiste em bacalhau desfiado, batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. É muito consumido em Portugal e também em Macau. O excelente sabor depende da relação dos componentes da receita, principalmente a quantidade de cebola em relação ao bacalhau e o azeite usado para efetuar este prato.

A receita foi criada por uma taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, de nome Brás.

Pataniscas de Bacalhau 

Pataniscas de bacalhau é o nome de um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura.

As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal e, por vezes, pimenta e salsa. Possuem uma forma irregular achatada ou esférica, se fritas em gordura abundante e ficam com cerca de 8-12 cm de diâmetro.

Na região do Porto, são conhecidas simplesmente por iscas ou iscas de bacalhau, embora seja realmente um prato diferente que consiste num filete de bacalhau cru albardado em polme de farinha e ovo frito. 

Muitas vezes, são acompanhadas por arroz de feijão encarnado, ou arroz de tomate, mas também podem ser consumidas como petisco, acompanhadas de uma bebida, ou numa sandes.

Sobremesas

Pastéis de Belém

Os pastéis de belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis comem-se ainda quentes, polvilhados de açúcar em pó e canela.

O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.