Gastronomia Faro

Choquinhos à Algarvia

Choquinhos à algarvia é um prato típico da região do Algarve, em Portugal.

Tal como o nome sugere, trata-se de um prato preparado com chocos pequenos. Para além deste ingrediente principal, pode incluir cebola, alho, azeite, colorau, coentros, vinho branco e pimenta.

Normalmente é acompanhado com batatas cozidas mas também pode ser acompanhado com batatas fritas.

O prato é preparado numa frigideira, sendo os alhos esmagados e usados inteiros, com pele.

Amêijoas na Cataplana

O prato amêijoas na cataplana é típico da culinária de Portugal, de origem da região do Algarve.

O seu nome deriva do recipiente em que é preparado, a cataplana, uma panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam com auxílio de uma dobradiça. Os alimentos são ali cozinhados com o recipiente fechado e em lume brando.

No caso das amêijoas, como na maior parte dos mariscos, a cozedura é rápida, evitando que eles percam o seu sabor. Os ingredientes ou temperos usados têm muitas variantes, mas geralmente incluem batatas e cebolas às rodelas, chouriço ou outro tipo de carne de porco, pimentão ou tomate (ou os dois condimentos) e ervas de cheiro, como o coentro e a salsa. 

Sobremesas

Dom Rodrigo

O Dom Rodrigo é um dos doces mais conhecidos no Algarve, sendo um exemplo da culinária com produtos endógenos da região, especialmente a amêndoa, da qual usa o miolo. Os outros ingredientes são fios de ovos, ovos-moles, água, açúcar e canela.

São feitos a partir de ovos e açúcar, como a maioria do resto da doçaria conventual.

Em termos de apresentação, os Dom Rodrigo foram servidos de três maneiras, ao longo da sua história: em forma de rebuçados, em taças de porcelana ou de vidro, sendo desta forma comidos com uma colher, e embrulhados em papel metalizado, desta esta última a mais conhecida.

Encontram-se com facilidade por todo o Algarve ao longo do ano e não são dispensados em épocas de festa nesta região. Um dos principais eventos onde participa o Dom Rodrigo é a Arte Doce, organizada anualmente pela Câmara Municipal de Lagos 

Doce Fino

O doce fino é um doce típico do Algarve. É feito de massa de amêndoa, açúcar e clara de ovo e pode ser recheado com fios de ovos. Quando feito a preceito é modelado e pintado à mão.