Turismo Covilhã

Torre

Um edifício, localizado no topo da imensa Serra, simboliza o ponto mais alto de Portugal Continental. Elevada a 1993 metros, encontramos esta Torre de 7 metros que alegadamente completa os 2000 metros de altura da Serra da Estrela. Desde tremendo miradouro consegue-se um panorama brutal sobre toda esta paisagem de vales e rochedos, num mesclado de xisto e granito serpenteado pelo azul dos cursos de água.

De Verão, em dias claros, é possível até ver o mar, podendo alcançar a praia da Figueira da Foz. Porém, quem vem à Torre nos meses de Inverno espera sobretudo por neve. 

Museu de Arte Sacra da Covilhã

O Museu de Arte Sacra encontra-se instalado num edifício com projeto de Raul Lino, que serviu de residência a Maria José Alçada, oferecendo à cidade este espaço, para ali funcionarem serviços de cariz cultural. O Museu de Arte Sacra resulta de uma pareceria entre a autarquia e o arciprestado da Covilhã e permitiu devolver ao público, nas devidas condições, peças que já não se encontravam ao culto. Com uma área expositiva de 850 m²  o museu reúne mais de um milhar de peças. Apresenta coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria.

Museu do Queijo

Localizado na freguesia de Peraboa este museu deseja homenagear a pastorícia e, sobretudo, o queijo. De dentro para fora, o Museu do Queijo pretende difundir as tradições, o brado dos campos férteis, o pastor, os rebanhos e a transumância.

O Museu do Queijo é uma verdadeira viagem sensorial tanto à volta do Queijo da Serra da Estrela, como pelas planícies da Cova da Beira, noutros tempos conhecida como Vale dos Judeus. Este Museu é único em Portugal e dá a conhecer, numa primeira fase, a fauna e a flora no contexto da Serra da Estrela.