Exame de Qualificação

ATENÇÃO!! 

Os exames de qualificação podem ser feitos 100% de forma presencial, remota, ou híbrida.

Quando total ou parcialmente remoto, é obrigatório o formulário de Videoconferência preenchido com toda a banca, assinado e digitalizado.

Qualificação de Doutorado:  anexar tudo ao processo.

Qualificação de Mestrado: enviar à Secretaria por e-mail, o formulário.

**************************************************************************************************************************

Para defesas de dissertação de mestrado e teses doutorado e exames de qualificação:

a) será permitido que o presidente da banca assine por todos os membros da banca que participaram remotamente e nesse caso não se aplica o inciso III e IV;

b) para confirmar a participação por videoconferência, os membros da banca deverão enviar um e-mail, após a realização da defesa, para ser anexado a Ata de defesa, onde deverá constar a sua concordância com o resultado registrado na Ata;

c) o e-mail utilizado deverá ser preferencialmente institucional;

d) o aluno deverá assinar a Ata de próprio punho.”

e) Concordância, por escrito, do candidato; documento em anexo, que deve ser assinado pelo aluno e encaminhado junto ao processo de banca  

A responsabilidade de comprovar a documentação necessária (proficiência de Inglês, artigos etc), enquanto durar a Pandemia é de responsabilidade do presidente/orientador .

O procedimento para aprovação da banca continua o mesmo, passando pelo Conselho DeliberAtivo e Cepeguinho do IM. com documentos comprobatórios.  

OBS: após a aprovação da banca, aluno deve juntamente com seu orientador decidir a plataforma que irá utilizar para a defesa, que deve ser gravada, e fornecer o link para a divulgação pública.  

**************************************************************************************************************************

É imprescindível o histórico estar atualizado! Antes de dar entrada, verificar se há notas a serem lançadas / corrigidas e caso afirmativo, solicitar a seus professores que nos enviem as mesmas para os devidos acertos.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (MESTRADO)

Art. 53 - O exame de qualificação de mestrado será defendido pelo aluno perante uma banca examinadora formada por professores do programa, durante o Seminário de Proposta de Tema de Pesquisa, realizado, preferencialmente, no 1o período letivo do 2o ano de curso. 

§ 1°. A banca será constituída pelo orientador do aluno e mais dois membros portadores do título de doutor, sendo um indicado pelo orientador do aluno, e o outro indicado pela Comissão Deliberativa. 

§ 2°. Em caso de reprovação o aluno terá novas oportunidades para defender sua qualificação. Neste caso, a Comissão Deliberativa poderá autorizar, em casos especiais, que as defesas ocorram fora do Seminário de Proposta ou de Acompanhamento. 

§ 3°. Não existe um número limite de tentativas de aprovação na qualificação, desde que o tempo estabelecido no Parágrafo 1 do Art. 51 seja respeitado.

*Não há processo de Qualificação para Mestrado e nem cartas de agradecimento.

O aluno deve marcar a data com seu orientador e solicitar à Secretaria a ata para recolhimento das assinaturas da banca por e-mail.

Documentos pós exame (ata, cartas de agradecimento, etc) neste link: docs 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO (DOUTORADO)

O Exame de Qualificação do Doutorado normalmente ocorre quando o aluno completa dois anos de curso. Para realizar o exame, o aluno deve solicitar abertura do processo de “Solicitação de Banca para Qualificação (Doutorado)” com 45 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa. 

Banca conforme regulamento:

Art. 54 - O exame de qualificação de doutorado será defendido pelo aluno perante uma banca examinadora formada por, no mínimo, três membros doutores, incluindo o Orientador da Tese, pelo menos um membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática, além do orientador, e um membro externo ao Programa.

§ 1°. A composição da Banca Examinadora do Exame de Qualificação será apreciada pela Comissão Deliberativa e submetida ao CPGP-IM para homologação.

§ 2°. O presidente da Banca Examinadora do Exame de Qualificação será sempre um professor do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Informática.

§ 3°. Em caso de reprovação o aluno terá sua matrícula cancelada automaticamente.

Exemplos:

Sem coorientação:

·         3 membros efetivos (1 orientador + 1 PPGI + 1 externo)

·         2 membros suplentes (1 externo + 1 interno)

Com coorientação:

·         5 membros efetivos (2 orientadores + 1 PPGI + 1 externo + 1 PPGI ou externo)

·         2 membros suplentes (1 externo + 1 interno)

Importante observar que o formulário de banca é assinado pelo orientador, pois é este que determina se o trabalho está suficientemente pronto para apresentação.

Preencher o nome completo dos membros da banca.

Enviar a documentação em um único e-mail em formatos que possam ser visualizados facilmente, jamais em links de acesso.

- Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados para o e-mail da Secretaria ( secretaria@ppgi.ufrj.br ).

          - na composição da banca deve constar o nome do orientador como primeiro membro

*No período de férias (janeiro e fevereiro) o prazo de abertura do processo se dilata de 45 para 60 dias.

ABAIXO DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD REFERENTES AO PROCESSO:

* PREENCHER OS DOCUMENTOS DIGITALMENTE

Documentos pós exame (ata, cartas de agradecimento, etc) neste link: docs