Histórico

Em uma reunião plenária que teve lugar a 15 de abril de 2004 em Mendoza, Argentina, como parte do primeiro Congresso Regional Latino Americano de Linguística Sistêmico-Funcional, foram expressos a necessidade e o desejo de criar uma Associação Latino-Americana com o objetivo de congregar linguistas dos diferentes países da região trabalhando no arcabouço teórico da Linguística Sistêmico-Funcional.

Por consenso e usando comunicação por e-mail, os estatutos da nova Associação, ALSFAL, foram definidos e sua constituição foi rascunhada nas três línguas oficiais da Associação, a saber, espanhol, português e inglês.

Foi criada uma Comissão Constituinte com as seguintes funções:

  1. Dar andamento ao processo de votação do rascunho do Estatuto da Associação e monitorá-lo bem como rascunhar a ata da forma devida.
  2. Dar andamento, em colaboração com todos os membros, ao rascunho dos estatutos da Associação incluindo a organização do quadro e funções dos Oficiais, etc.
  3. Iniciar a coordenação e o planejamento da realização do próximo Congresso da Associação, incluindo realizar os contatos necessários.
  4. Disseminar a informação sobre a instalação da LASFAL e convidar novos membros.
  5. No período de nove meses a partir da fundação da ALSFAL, convocar eleições para os Oficiais da Associação para o primeiro mandato e coordenar e supervisionar o procedimento eleitoral.

As seguintes pessoas foram propostas como membros da Comissão Constituinte: Ana Hansen (UNCuyo, Mendoza, Argentina), Estela Moyano (UNGS, Buenos Aires, Argentina), Griselda Bombelli (UNC, Córdoba, Argentina), Leila Barbara (PUCSP, São Paulo, Brasil), Ingrid Westhoff (UCSC, Concepção, Chile) and Gillian Moss (UniNorte, Colombia).

Um endereço eletrônico foi criado para a ALSFAL, a saber: lasfla@gmail.com, através do qual os membros da Associação arrolados até dezembro de 2004 foram convidados a votar no rascunho da Constituição e na Comissão Constituinte. Ficou decidido que seriam contados os votos explicitamente favoráveis ou contrários. Abstenções não foram contadas uma vez que um grande número de eleitores deixou de responder.

Com todos os votos explícitos contados, a ALSFAL foi fundada, seus estatutos aprovados e a Comissão Constituinte criada.